Colheita do arroz e da soja se encaminham para o final no RS

06.05.2011 | 20:59 (UTC -3)

Os produtores gaúchos finalizam, na próxima semana, a colheita das lavouras de arroz e soja, com o registro de produção e produtividade recordes. Conforme relata o Informativo Conjuntural, documento elaborado pela Emater/RS-Ascar, a colheita do arroz atingiu nesta quinta-feira (5), 98% da área plantada, devendo-se confirmar a estimativa de produção de 8,6 milhões de toneladas e produtividade de 7.521 quilos por hectare. A colheita da soja chegou a 95% das lavouras e as que ainda restam a serem colhidas já se encontram maduras. A produtividade média deve atingir 2.744 quilos por hectare e a produção total, 11,2 milhões de toneladas.

 

A colheita avança também nas lavouras de milho e feijão. Na primeira, a retirada dos grãos já alcança 72% da área plantada, e 60% no caso da segunda. Com a safra dos grãos de verão se encaminhando para o final, parte dos produtores começa os preparativos para o plantio do trigo. As atividades ainda se restringem à procura por financiamentos e reserva de insumos. Informações preliminares quanto à intenção de plantio indicam que a área deverá se manter praticamente igual à do ano anterior, com uma pequena tendência de elevação - a Emater/RS divulgará nos próximos dias o primeiro levantamento quanto à intenção de plantio para a safra de trigo 2011.

 

Na região do Vale do Caí, estão em colheita bergamotas, laranjas de ciclo precoce e a lima ácida variedade Tahiti. Entre as bergamotas, está quase finalizada a colheita da variedade Satsuma, originária do Japão, que é a mais precoce das frutas cítricas na região - o percentual de colheita é de 95%. O raleio das bergamotinhas verdes encaminha-se para o final, já estando concluído para as variedades Caí e Pareci, e em fase de conclusão para a variedade Montenegrina.

 

Entre as laranjas, estão em colheita as variedades Céu Precoce, Seleta, Shamouti e Umbigo Bahia. A colheita da laranja Céu Precoce atingiu 25% da área plantada e da Umbigo variedade Bahia, 15%. A laranja Shamouti, de origem israelense, está com grande ampliação nas áreas de cultivo na região do Vale do Caí, principalmente em razão da resistência ao Cancro Cítrico.

 

No Planalto e Médio Alto Uruguai, o desenvolvimento dos pomares de laranjas e bergamotas é considerado muito bom pelos técnicos da Emater/RS-Ascar. Há expectativa de excelente produção, na medida em que o clima está favorecendo o desenvolvimento dos citros. Na região Serrana, segue a colheita das variedades precoces, melhorando paulatinamente as características visuais, principalmente coloração, bem como as qualidades internas dos frutos, destacando-se a doçura. Todas as espécies e variedades apresentam considerável retardo na maturação.

 

Patrícia Strelow

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar

(51) 2125 3104

imprensa@emater.tche.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025