Pepro do milho será realizado na próxima quinta-feira (23)
A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e a Secretaria de Agronegócio e Meio Ambiente de Rio Real realizam nesta terça-feira, dia 21 de outubro, na Fazenda Lagoa do Coco, em Rio Real (BA), um dia de campo sobre o manejo de coberturas vegetais em pomares de citros.
O evento é uma das atividades previstas no projeto "Transferência de tecnologias de cobertura vegetal na cultura dos citros e sua contribuição para agricultura conservacionista", liderado pelo analista Cicero de Cartaxo Lucena, do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia da Embrapa Mandioca e Fruticultura. O projeto, que está alinhado com as diretrizes do Plano da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Plano ABC) do Mapa, pretende divulgar técnicas que permitam a conservação do solo, aumentem o teor de matéria orgânica do solo e contribuam para uma citricultura sustentável e de baixa emissão de carbono.
Segundo Lucena, o objetivo do evento é demonstrar aos produtores e técnicos extensionistas da região os benefícios do uso de coberturas vegetais em citros na região do litoral norte baiano. "O manejo adequado de coberturas verdes nas entrelinhas dos pomares reduz o uso de herbicidas e o número de operações com roçadeiras para o controle do mato. A adoção do manejo de coberturas vegetais poderá também minimizar os efeitos do trânsito exagerado de máquinas nos pomares que causam a compactação do solo com a formação do chamado "pé-de-grade" e dificultam o armazenamento de água no solo, tornando as plantas mais suscetíveis ao déficit hídrico em períodos de ocorrência de veranicos", explica Cicero.
Programação
A programação tem três estações simultâneas: "Manejo e conservação do solo na citricultura" (Francisco Alisson da Silva Xavier, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura), "Manejo de coberturas vegetais em pomares de citros" (José Eduardo Borges de Carvalho, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura) e "Viabilidade econômica do uso de coberturas vegetais em citros" (Cicero Cartaxo de Lucena, analista da Embrapa Mandioca e Fruticultura e Roberto Toyohiro Shibata, proprietário da Fazenda Lagoa do Coco).
Panorama da cultura
A citricultura é uma das principais atividades agrícolas nos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas e Amazonas. A produtividade média nacional da laranja é de 23,3 toneladas por hectare.
A citricultura baiana é conduzida em solos que apresentam uma camada adensada e coesa, característica de perfil do solo comumente encontrado na região dos tabuleiros costeiros, o que torna imperioso a adoção de práticas conservacionistas de solo, evitando a sua degradação e o consequente declínio dos pomares.
De significativa importância socioeconômica, a citricultura é responsável por incluir o país na liderança internacional. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil é o primeiro produtor mundial de citros e o maior exportador de suco de laranja doce – principal produto do complexo agroindustrial da citricultura brasileira. A área plantada com citros no Brasil ocupa em torno de 940 mil hectares, sendo 88,8% desta área plantada com laranja.
Serviço:
8h30 – 9h Recepção e inscrições
9h – 9h30 Abertura do evento
Domingo Haroldo R. C. Reinhardt – chefe-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura
Antônio José de Almeida – chefe do Escritório Local de Rio Real da EBDA
9h30 – 12h30 Visita às Unidades Demonstrativas
Estação I - Manejo e conservação do solo na citricultura
Francisco Alisson da Silva Xavier – Embrapa Mandioca e Fruticultura
Estação II - Manejo de coberturas vegetais em pomares de citros
José Eduardo Borges de Carvalho – Embrapa Mandioca e Fruticultura
Estação III - Viabilidade econômica do uso de coberturas vegetais em citros
Cicero Cartaxo de Lucena – Embrapa Mandioca e Fruticultura
Roberto Toyohiro Shibata – Fazenda Lagoa do Coco
Informações: (75) 3312-8113/8077
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura