Ceres Sementes apresenta viabilidade do Sorgo Alta Biomassa e Sorgo Sacarino, no 7º Congresso Nacional da Bioenergia de Araçatuba, SP

11.11.2014 | 21:59 (UTC -3)

O gerente de desenvolvimento da Ceres, engenheiro agrônomo Msc José Geraldo Sousa, participa nos dias 12 e 13 de novembro do 7º Congresso Nacional da Bioenergia, organizado pela UDOP – União dos Produtores de Bioenergia - e pela Stab – Sociedade dos Técnicos Sucroalcooleiros do Brasil. O executivo palestrará na sala agrícola no dia 13, com o tema “Sorgo sacarino e alta biomassa: evolução e perspectivas para a próxima safra frente ao cenário do setor sucroenergético”.

Sousa tratará da antecipação do final da moagem da cana-de-açúcar pela maioria das usinas na safra 2014/15 e das perspectivas que esse cenário abre para o emprego do sorgo sacarino e do sorgo de alta biomassa, como matérias-primas complementares ao processo produtivo de etanol, etanol 2G e energia de biomassa das usinas.

O executivo acrescenta que os híbridos da Ceres, comercializados com a marca Blade, foram utilizados por mais de 50 empresas na última safra. Além da perspectiva de compensar parte das perdas de matéria-prima previstas para a próxima safra de cana, diz Sousa, o cultivo de sorgo sacarino não demandará investimentos significativos dessas empresas, pois a planta é processada na indústria com os mesmos equipamentos destinados à moagem da cana. Já o sorgo de alta biomassa proporciona benefícios na geração de energia, com diferenciais de produtividade na colheita e maior poder calorífico do que o bagaço de cana, além de menor índice de impureza mineral.

José Geraldo também anunciará no evento o lançamento de 3 novas variedades de sua marca Blade, sendo duas de sorgo de alta biomassa e uma de sorgo sacarino. A safra 2014/15 de sorgo terá início em novembro e término até maio de 2015, período que abrange parte da entressafra da cana e no qual as empresas certamente terão menos matéria-prima para processar.

Fundada nos Estados Unidos em 1996, a Ceres Sementes chegou ao Brasil há cerca de quatro anos. A empresa tem exclusividade em um dos maiores bancos de germoplasma de sorgo do mundo e trouxe todo o processo de melhoramento para o Brasil visando ganhos na cultura, ajustando os produtos de acordo com as condições de cultivo das diversas regiões do país.

Serviço

Evento: 7º Congresso Nacional da Bioenergia - UDOP

Local: Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSalesiano Araçatuba – SP

Data: 12 e 13 de novembro de 2014

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro