Colheita dos citros avança no RS e já se aproxima do final em algumas regiões
Estima-se que 90% da área plantada com bergamotas e 72% da área plantada com laranjas já estejam colhidas
Esta semana, a Caravana Embrapa esteve nas cidades de Unaí e Patos de Minas, em Minas Gerais. A caravana é uma jornada que está percorrendo as principais regiões agrícolas do País, levando ao setor produtivo tecnologias e conhecimento para aumentar a eficiência de uso de fertilizantes, enfatizar a importância do manejo sustentável dos solos e melhorar a produtividade. Participaram técnicos, extensionistas, professores, consultores, agricultores, profissionais de empresas públicas e privadas e autoridades locais.
O principal objetivo da caravana é tornar mais eficiente o uso dos fertilizantes e insumos no campo. Para isso, são apresentadas tecnologias e boas práticas de manejo de solo e de plantas para melhor aproveitamento das adubações. Os conteúdos técnicos foram organizados em cinco módulos: Planejamento agrícola, Boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes, Novos fertilizantes e insumos, Manejo de precisão e Manejo para sustentabilidade.
De acordo com Derli Prudente Santana e Frederico Botelho, pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo, que coordenam a Caravana FertBrasil em Minas Gerais, a troca de experiências e os conhecimentos compartilhados durante os eventos nas diferentes regiões mineiras poderão contribuir para que o setor produtivo supere as dificuldades da crise dos fertilizantes, com a adoção de práticas e estratégias eficientes. “Os desafios são muitos, por causa da diversidade do setor produtivo mineiro. Mas com o envolvimento das instituições públicas e privadas, associado aos conhecimentos científicos compartilhados, esses desafios poderão ser transformados em oportunidades”, disse Botelho.
As seguintes palestras foram realizadas pelos pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo: “Planejamento e onde plantar: conhecendo o solo para melhor utilizar e manejar”, por Manoel Ricardo de Albuquerque. “Boas Práticas para o uso eficiente de fertilizantes”, por Álvaro Vilela de Resende. “Tecnologias de manejo para a sustentabilidade agrícola: porque usar?”, por Miguel Marques Gontijo Neto. “Soluções digitais: a precisão no como, onde e quando”, por João Herbert Moreira Viana. E “Novos fertilizantes e insumos: novas tecnologias para suprimento eficiente de nutrientes às plantas”, por Flávia Cristina dos Santos.
Em Unaí, a caravana aconteceu na Câmara Municipal, dia 28 de junho à tarde. Segundo o presidente da Aprosoja-MG Fábio Meireles Filho, a saída da Embrapa com a Caravana FertBrasil traz a oportunidade de viabilizar novos projetos com o setor produtivo. Ele agradeceu a oportunidade de o evento passar por Unaí, no Noroeste de Minas.
O gerente regional do Sistema Faemg em Patos de Minas, Sérgio Coelho, e a analista técnica regional, Cristiane Mendonça, participaram da caravana em Unaí e em Patos de Minas. Sérgio ressaltou a relevância dos temas apresentados e imensa grandeza que o trabalho da Embrapa oferece para o Brasil. “O Sistema Faemg está fortemente distribuído no estado de Minas Gerais através dos nossos sindicatos de produtores rurais e das nossas comissões técnicas, apoiando a iniciativa da caravana, que é essencial para as as cadeias produtivas do agronegócio, especialmente para as atividades de produção agrícola”, destacou Sérgio Coelho.
O coordenador regional da Emater em Unaí, Álvaro Goulart, lembrou da participação da instituição em outras caravanas da Embrapa, como a da lagarta Helicoverpa armigera, considerando que os eventos realmente trouxeram informação bastante relevante. “Desta vez estamos com o assunto manejo da fertilidade do solo. A nossa região é altamente produtiva, e a caravana vem nos trazer conhecimentos e tecnologias”.
Para falar sobre o contexto da agricultura na região de Unaí e o cenário de fertilizantes, foi convidado o diretor da cooperativa Coagril, José Faisal Lopes. “O desenvolvimento da agricultura no Cerrado se deve aos trabalhos de pesquisa e das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa”, disse Faisal. Ele apresentou dados relativos ao nível tecnológico dos produtores e ao mercado de fertilizantes no Noroeste Mineiro e falou sobre altos custos envolvidos na produção atualmente.
“A região da Grande Unaí é composta por Unaí, Cabeceira Grande, Natalândia, Dom Bosco, Bonfinópolis de Minas, Riachinhos e Arinos. A área agrícola deste setor corresponde a 300 mil hectares, sendo 200 mil de sequeiro e 100 mil irrigados. As principais culturas da safra 2022/2023 são soja, milho, feijão e café, que demandam aproximadamente 125 mil toneladas de adubo NPK”, apresentou Faisal.
O representante da empresa Simbiose, Roberto Cesar de Paula, considera o evento uma ação extremamente importante da Embrapa para levar conhecimento para o produtor rural e a todos que trabalham com assistência técnica e com os fertilizantes. “Como representantes da parceria público-privada com a Embrapa, trazemos o BiomaPhos para que o produtor tenha mais conhecimento sobre esta tecnologia”.
Em Patos de Minas, a Caravana Embrapa foi recebida na sede do Sindicato dos Produtores Rurais, na manhã de 30 de junho. “Em nome do Sindicato Rural estamos aqui sediando a Caravana Embrapa, que aborda a eficiência do uso dos fertilizantes agrícolas. Para nós é uma honra receber um evento desta magnitude, porque Patos de Minas é um dos principais polos agrícolas. Então esse conhecimento da Embrapa tem que chegar ao produtor”, disse o secretário Emerson Faria. Também esteve presente na abertura do evento o prefeito da cidade, Luís Eduardo Falcão Ferreira.
O presidente da Emater Minas Gerais, Otávio Maia, ressaltou que a empresa estadual está presente em 806 municípios mineiros e atende aproximadamente 350 mil produtores por ano. “Desde o início, quando a gente soube da notícia da caravana, com esse objetivo de levar conhecimento dos recursos relacionados ao uso dos fertilizantes, nós nos colocamos à disposição para participar ativamente, porque vemos com muito bons olhos esse tipo de orientação aos produtores. Estamos colados na caravana para multiplicar esse conhecimento em todo estado”, disse Maia.
O presidente da Associação Mineira dos Produtores de Algodão Daniel Bruxel relatou que o momento é muito válido para participar da caravana e aprender mais tecnologias para o manejo das culturas. “São novidades que o pessoal vem trazer e mostrar para os produtores e consultores neste período em que os preços de fertilizantes estão altos. Temos certeza de que será de grande valia para todos os participantes”, disse Bruxel.
Para Ronaldo Pinheiro, pesquisador da empresa Terrena, a contribuição da caravana é primordial para enfatizar alguns conhecimentos básicos que limitam a produtividade. “O uso correto de fertilizantes passa por um manejo e uma observação detalhada do sistema inicial: calagem, uso de plantas de cobertura. Tudo isso ajuda na construção do bom êxito no aproveitamento do fertilizante. Os pesquisadores da Embrapa estão trazendo conhecimentos do básico ao avançado, para que a gente possa usar corretamente o fertilizante”.
Para apresentar a palestra “A contextualização regional da produção agropecuária, em referência ao uso de fertilizantes”, na região de Patos de Minas e do Alto Paranaíba, o convidado foi Rodrigo de Oliveira Lima, consultor e pesquisador da empresa SNP. Nessa região, a área de produção de grãos corresponde a 440 mil hectares, em que 13% são de agricultores familiares e 87% de agricultores de médio e de grande porte.
“A ideia é contextualizar a região de Patos de Minas e do Alto Paranaíba, com relação ao clima, às adversidades que passamos nos últimos dois anos, com menos chuvas, e tentar indicar algumas sugestões de estratégias para o uso mais eficiente de fertilizantes. Nos últimos dois anos tivemos uma redução significativa de precipitações e isso nos faz pensar que é preciso mudar o foco, principalmente na safrinha. Criar alternativas envolvendo o sorgo e o trigo na segunda safra e o consórcio milho-braquiária no verão pode ser interessante para aliar mais segurança na produção e reciclagem de nutrientes”.
Serviço
Na próxima semana, a caravana estará em Passos (6 de julho) e Uberaba (7 de julho).
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Estima-se que 90% da área plantada com bergamotas e 72% da área plantada com laranjas já estejam colhidas
Entidade cumprimenta o atual ministro da Agricultura, Marcos Montes, sua antecessora Tereza Cristina e a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) pelo incessante trabalho para viabilização do plano junto à equipe econômica do governo