Caminhão com embalagens irregulares de defensivos é apreendido em Goiás

Agrodefesa intensifica fiscalização e evita danos ambientais e à saúde pública

28.03.2023 | 14:42 (UTC -3)
Cultivar
Caminhão com embalagens vazias foi apreendido e levado para central de recebimento em Morrinhos - Foto: Agrodefesa
Caminhão com embalagens vazias foi apreendido e levado para central de recebimento em Morrinhos - Foto: Agrodefesa

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) apreendeu um caminhão carregado de embalagens vazias de defensivos em condições irregulares durante uma operação de fiscalização no sul do estado de Goiás. Os fiscais descobriram que o veículo coletava e transportava embalagens em diversos municípios, como Piracanjuba, Morrinhos e Goiatuba, para serem utilizadas ou recicladas de forma totalmente irregular e fora das recomendações legais.

O detentor do caminhão foi autuado e enfrentará um processo por danos ao meio ambiente e descumprimento da legislação, além de receber uma multa. As embalagens apreendidas foram encaminhadas para a Unidade de Recebimento localizada em Morrinhos.

José Essado, presidente da Agrodefesa, enfatizou a importância das operações de fiscalização para evitar danos à saúde pública e ao meio ambiente. Essas ações também são cruciais para interromper práticas criminosas relacionadas ao manuseio de materiais perigosos.

A situação se agravou quando os fiscais da Agrodefesa constataram que as embalagens vazias de agrotóxicos não estavam sendo entregues nos postos e centrais de recebimento da região, como deveriam. Suspeita-se que o material era levado para empresas de reciclagem que lidam com outros tipos de resíduos, como papel e latinhas de alumínio, locais inadequados e sem autorização legal para tratar embalagens vazias de agrotóxicos.

O problema se torna ainda mais crítico, pois as embalagens continham resíduos de agrotóxicos, que poderiam ser descartados de maneira incorreta, prejudicando pessoas e o meio ambiente. A legislação determina que as embalagens sejam lavadas e entregues nos postos de coleta para triagem e separação. Posteriormente, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) leva o material para as centrais de recebimento, onde é encaminhado à destinação final.

As embalagens apreendidas em Morrinhos foram submetidas a uma triagem especial, com eliminação adequada dos restos de produtos químicos. As embalagens em condições de reciclagem foram armazenadas para futura destinação.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro