Termina nesta terça prazo para envio de trabalhos para a Reunião de Pesquisa de Soja
Inseticida é registrado para culturas importantes como soja, algodão e trigo.
A Bayer CropScience acaba de obter o registro para extensão de uso do inseticida CropStar para 10 culturas: soja, algodão, trigo, feijão, arroz, amendoim, cereais de inverno, girassol, mamona e sorgo. Até então, o produto era utilizado apenas no milho.
"É uma importante novidade, pois a partir de agora produtores de diversas culturas terão acesso aos benefícios de CropStar, principalmente no controle simultâneo de lagartas, pragas sugadoras e nematoides que geram preocupação aos agricultores de diversas regiões. CropStar é o único produto que controla e protege estas culturas contra todas essas pragas", afirma Luis Henrique Feijó, gerente de portfólio Tratamento de Sementes da Bayer CropScience.
CropStar é um inseticida de uso exclusivo para tratamento de sementes e seu grande diferencial, segundo a empresa, é o controle conjunto de pragas sugadoras, mastigadoras (lagartas) e nematoides.
A novidade vem atender a uma crescente demanda dos produtores rurais, que estão mais conscientes sobre a importância de realizar o tratamento de sementes. "Cada vez mais o tratamento de sementes é consenso entre os produtores. Pesquisas demonstram que alguns inseticidas e fungicidas, além de eficazes, proporcionam maior crescimento das plantas, fazendo com que a biomassa da parte aérea e das raízes seja maior, o que aumenta o aproveitamento dos nutrientes e da água. Além disso, uma planta mais vigorosa e com maior taxa de crescimento possibilita o fechamento das entrelinhas de forma mais rápida, o que minimiza a mato-competição", afirma o engenheiro agrônomo Gustavo Pazzetti, professor Titular de Fisiologia Vegetal e Nutrição de Plantas da Universidade de Rio Verde (Fesurv) de Goiás.
De acordo com a Embrapa Soja, para a cultura da soja, o tratamento de sementes representa apenas 0,6% do custo da produção. Caso seja necessário fazer o replantio, o gasto é de 11,4% do custo de produção. "A partir destes dados é possível concluir que, financeiramente, o tratamento de sementes é vantajoso. Nosso objetivo é oferecer produtos cada vez mais inovadores, e CropStar é um ótimo exemplo disso", finaliza Feijó.
Sobre CropStar
Segundo a empresa, devido às suas propriedades físico-químicas, CropStar tem estabilidade em diferentes condições climáticas, sendo absorvido e translocado rapidamente, protegendo a planta no momento mais crítico. Como apresenta amplo espectro de controle, protege a fase inicial da lavoura do ataque de várias espécies de insetos-praga e também dos nematoides.
A formulação de CropStar é de última geração, proporcionando uniformidade de distribuição e excelente aderência às sementes, sem formação de pó no processo de tratamento, nas sacarias de sementes e na semeadura. A secagem da semente após o tratamento é muito rápida, mantendo o vigor e poder germinativo.
A equioe da empresa destaca que o produto confere maior período de proteção e, em virtude da sua modalidade de aplicação, tem seletividade ecológica para os inimigos naturais. Áreas tratadas com CropStar resultam em plantas vigorosas, com estande normal, uniformes e com potencial produtivo, tanto por seu desempenho como inseticida-nematicida quanto pelos benefícios proporcionados pela Força Anti-Stress (FAS), que influencia de forma positiva a fisiologia da planta, melhorando a circulação, distribuição e absorção dos nutrientes necessários para seu desenvolvimento completo.
Informações adicionais:
Fonte: The Jeffrey Group - (11) 2165-1640
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura