Bayer anuncia parcerias para avançar a edição de genomas em vegetais

Além dos tomates enriquecidos com vitamina D3, o acordo inclui o desenvolvimento de sementes para uma variedade mais ampla de produtos de tomate utilizando a edição de genoma

28.05.2024 | 10:08 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Alexander Gutmann

A Bayer anunciou duas novas iniciativas com parceiros externos visando o avanço da edição de genomas em vegetais. As colaborações foram reveladas durante o Congresso Mundial de Sementes, que ocorre até amanhã em Rotterdam (Holanda).

A Bayer firmou um acordo com a empresa sul-coreana de biotecnologia G+FLAS para desenvolver variedades de tomate geneticamente editadas, enriquecidas com vitamina D3. A deficiência de vitamina D é um problema global que afeta cerca de um bilhão de pessoas, especialmente em regiões com pouca exposição solar durante o inverno. A deficiência pode levar a problemas de saúde como o raquitismo.

"Estamos comprometidos com a missão de 'Saúde para Todos, Fome para Ninguém'. Orgulhamo-nos de enfrentar um problema nutricional tão disseminado e de apoiar uma dieta saudável por meio de tecnologia de ponta", disse JD Rossouw (esq. na foto), chefe de pesquisa e desenvolvimento de vegetais da Bayer. A colaboração utiliza a tecnologia de edição de genoma da G+FLAS e o germoplasma de tomate proprietário da Bayer.

Além dos tomates enriquecidos com vitamina D3, o acordo inclui o desenvolvimento de sementes para uma variedade mais ampla de produtos de tomate utilizando a edição de genoma. Esta técnica permite mudanças precisas no genoma das plantas, que poderiam ocorrer naturalmente ou através de métodos convencionais de melhoramento, mas de forma mais rápida e precisa.

"As tecnologias modernas de melhoramento, como a edição de genoma, podem oferecer benefícios à saúde e resiliência frente às mudanças climáticas. É uma tecnologia nova e importante no arsenal dos melhoristas, e prevemos que fará parte do nosso pipeline no futuro", afirmou Rossouw.

Ruth Mathieson (dir. na foto), chefe global de marketing estratégico da Bayer Vegetable Seeds, acrescentou: "estamos atentos ao que os consumidores buscam: alimentos ricos em nutrientes e com sabor delicioso. Nosso compromisso é atender a essas expectativas, proporcionando benefícios significativos em toda a cadeia de valor e aumentando a competitividade de nossos produtores”.

Licenciamento de hortaliças da Pairwise

O recente acordo de licenciamento com a startup americana de agrotecnologia Pairwise também foi mencionado pela empresa. A Bayer adquiriu o direito de trabalhar e comercializar hortaliças de folhas verdes geneticamente editadas pela Pairwise, uma mistura de folhas coloridas com sabor fresco e maior valor nutricional em comparação com a alface. Essas hortaliças foram os primeiros alimentos editados por genes introduzidos no mercado norte-americano.

"Este acordo e seu foco em produtos geneticamente editados fizeram uma contribuição substancial para nossa abordagem de inovação aberta. Estamos entusiasmados em colaborar com a Pairwise em suas inovadoras folhas verdes, que oferecem uma nova opção de salada com alto valor nutricional", declarou JD Rossouw. O licenciamento inclui direitos de comercialização das variedades desenvolvidas pela Pairwise e direitos de desenvolver novas variedades.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro