BASF lança novo dispositivo para auxiliar a identificar produtos falsificados

26.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Com o objetivo de diminuir os riscos para seus clientes e fortalecer a segurança de seus produtos, a BASF apresenta ao mercado um novo Dispositivo Antifalsificação – DAF.

Os defensivos agrícolas são alvos frequentes dos falsificadores, como é o caso dos inseticidas Standak e Regente e do fungicida Opera. Com uma tecnologia pioneira, o DAF apresenta elementos de segurança que asseguram ao produtor a autenticidade desses produtos, sendo de fácil diferenciação: o lacre é alaranjado no inseticida Standak e no fungicida Opera, já no inseticida Regente é apresentado na cor azul, informa a empresa.

Desde 2004 a BASF realiza, em parceria com o SINDAG – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola, uma intensa campanha contra falsificação para incentivar a conscientização dos produtores rurais quanto aos riscos e prejuízos causados pelos falsificadores. "A BASF tem investido maciçamente em novas tecnologias para promover maior segurança aos seus produtos e tranqüilidade aos seus clientes. A primeira iniciativa da empresa foi modificar as embalagens dos produtos, em seguida foi criado o Lacre Catraca, Selo Interno, Rótulo-bula, entre outras melhorias", explica Willi Peter Nass, Diretor de Operações Regionais e Manufatura para a América Latina.

Nas últimas safras foi constatado um aumento significativo do uso de defensivos falsificados, só em 2008, foram apreendidos mais de 500 toneladas de produtos ilegais nos principais estados produtores do país. "Os falsificadores aproveitam momentos vulneráveis dos agricultores para seduzi-los com a oferta de insumos agrícolas a custos mais baixos. Com investimentos em inovação e tecnologia de ponta, o novo DAF faz parte do Sistema de Rastreabilidade dos produtos, dessa forma o dispositivo assegura a legitimidade e a procedência dos defensivos agrícolas", diz Nass.

O novo DAF terá quatro itens que irão auxiliar na proteção de produtos dos falsificadores, são elas: microcortes, microimpressão, selo metalizado e lanterna UV:

- Microcortes são pequenas fissuras circulares e cortes lineares que na tentativa de remoção faz com que o lacre seja danificado. O novo DAF é produzido com material especial que não descola completamente, mantendo resíduos no frasco.

- Microimpressão dificulta a reprodução, pois dispõe de logomarcas da BASF, que são de fácil visualização com o auxílio de uma lupa.

- O Selo Metalizado é disposto no mesmo nível do lacre e incorporado a ele. O selo não é um adesivo e não deve estar em alto-relevo.

- Iluminando o novo DAF com uma Lanterna UV (ultravioleta) é possível verificar pequeníssimas fibras e pontos dispostos aleatoriamente por toda extensão do dispositivo.

Com o novo DAF o distribuidor e o produtor poderão ver a data efetiva de envase do produto pelo hotsite

.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 0192-500.

*Os defensivos agrícolas apresentados neste texto são produtos registrados pela BASF.

*Com referência às restrições estaduais, do Distrito Federal e municipais: vide rótulo e bula dos produtos.

Informações adicionais:

.

Fonte: CL-A Comunicações / Telefone: (11) 3082-3977

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro