Avanço do algodão brasileiro foi destaque em evento internacional
Crescimento sustentável da cotonicultura brasileira foi associada a participação cada vez maior no mercado global
O Banco da Amazônia (Basa) e a Coopernorte concretizaram mais uma parceria estratégica entre as entidades: o financiamento FNO, que visa a implantação da agroindústria da Coopernorte, projeto de verticalização da produção de grãos na região de Paragominas (PA).
A nova agroindústria terá como foco o beneficiamento e empacotamento de uma ampla gama de produtos, incluindo milho, flocão, canjica, fubá, milho pipoca, feijão e vários tipos de arroz. Essa iniciativa representa um avanço significativo para a agricultura local e fortalece a parceria estratégica entre as duas entidades, impulsionando o desenvolvimento econômico e a diversificação da produção agrícola na região.
A agroindústria Coopernorte ocupará uma área de mais de 8 mil metros quadrados, sendo 3.600 m2 alocados para a Unidade de Beneficiamento e 3.600 m2 para a indústria, além de espaço para os silos de grãos.
Além de viabilizar a construção do projeto, a parceria visa financiamento para aquisição de máquinas e equipamentos altamente modernos, incluindo tecnologia de ponta pioneiros na região.
“A verticalização na fonte de produção de matéria-prima fortalecerá a cooperativa e os produtores, resultando em um aumento da rentabilidade e dos investimentos. Além disso, promoverá a geração de empregos e renda, alinhando-se com as iniciativas locais de incentivo à industrialização”, destaca Bazílio Carloto, diretor-presidente da Coopernorte.
A agroindústria também contará com o uso de grãos produzidos pelos cooperados da Coopernorte, tornando a agroindústria auto suficiente e aumentando sua representatividade no setor do agronegócio regional. “Isso será um atrativo para o aumento de cooperados, bem como um impulso para a produtividade agrícola e a economia local. A verticalização na produção de grãos resultará em preços mais justos para os consumidores locais e a criação de oportunidades significativas de emprego e renda”, afirma.
A parceria entre o Banco da Amazônia e a Coopernorte reforça o compromisso compartilhado de impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região por meio da agricultura sustentável e da industrialização dos produtos agrícolas. “Esperamos que este projeto seja um marco importante no fortalecimento da comunidade agrícola e no crescimento econômico local”, conclui.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura