Aumenta a taxa de progressão da ferrugem na região dos Chapadões

17.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

Na região dos Chapadões (Chapadão do Sul, MS; Costa Rica, MS; Cassilândia, MS; Água Clara, MS; Chapadão do Céu, GO; Mineiros, GO e Jataí, GO), nesta safra de 2009/10, o primeiro foco de ferrugem foi detectado no dia 02 de dezembro. Decorridos 15 dias, a pesquisadora Alexandra Botelho, informa que até o momento foram analisadas 530 amostras de folha de soja, das quais 33 com a presença da ferrugem, perfazendo um total de 6,2% das amostras com a presença da doença.

Isso é bastante preocupante se consideramos que na safra passada nesta época não havíamos detectado nenhum foco de ferrugem na região. Isso só veio a ocorrer no dia 18 de dezembro de 2008. Agora, com essa intensidade de casos, é necessário preocupação e atenção por parte de todos os técnicos e produtores quanto ao controle da ferrugem.

Com a doença disseminada e instalada por toda a região dos chapadões, convém que os produtores fiquem atentos e façam as aplicações de fungicida no tempo oportuno, verificando a efetivação do controle após a aplicação para que não haja evolução da ferrugem em suas lavouras.

Não nos devemos esquecer que o clima está favorável para uma explosão desta doença, condições estas também ideais para o desenvolvimento da soja. A grande maioria das áreas encontra-se em estádio de formação dos grãos, fases em que a planta se torna mais sensível, contribuindo para o maior avanço da ferrugem.

A Fundação Chapadão, o Sindicato Rural e a Prefeitura de Chapadão do Sul e do Céu se uniram, e, antecipadamente desde o dia 24 de novembro, alertam produtores e técnicos sobre esta evolução e disseminação da ferrugem asiática na região dos chapadões.

Edson Borges

Pesquisador e Diretor Executivo da Fundação Chapadão

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro