Agroindústria beneficiará 100 toneladas de frutos do Cerrado
O plantio de arroz evoluiu durante a semana e cerca de 57% da área está semeada no Rio Grande do Sul. Cerca de 620 mil hectares já estão plantados. A área estimada para a safra 2008/09 é cerca de 1,08 milhão de hectares. Para este mesmo período, a safra 2007/08 estava com 52% da área plantada.
A Zona Sul é a região mais adiantada, com 87% da área plantada. A Fronteira Oeste tem 66% da área semeada. A região da Campanha tem cerca de 69%. A Depressão Central tem 24% e a Planície Costeira Externa tem 27% do processo concluído. Já, a Planície Costeira Interna está com 50% do plantio concluído.
De acordo com o coordenador regional da Zona Zul, Marcos Fernandes, o produtores da região estão conscientes e atentos quanto ao manejo adequado da lavoura de arroz irrigado. “O produtor está conscientizado das necessidades de plantar na época correta”, salienta. A época recomendada pelo Irga é até o dia 10 novembro. Para Fernandes, alguns produtores ainda não seguem as recomendações adequadas para plantarem neste período em condições climáticas desfavoráveis. Na Zona Sul, as condições de clima foram favoráveis para o plantio. Entretanto, o período de emergência está abaixo do que se esperava, pois ao contrário da Fronteira Oeste, a região está seca, sem a ocorrência de precipitações. Houve um incremento de área de 5% em relação a safra passada. O município mais avançado é Santa Vitória do Palmar, com 99% da área semeada.
A região da Fronteira Oeste foi a mais atingida pelas chuvas, devido às cheias do Rio Uruguai. Algumas das áreas precisarão ser plantadas novamente pelos arrozeiros. Mesmo com vários rios acima do nível normal em outubro e novembro, o problema de alagamento em lavouras de arroz foi localizado somente na Fronteira Oeste.
Viviane Mariot
Irga
51 3288 0455 / www.irga.rs.gov.br
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura