Após safra recorde, cadeia do trigo paulista se reúne para discutir projeções de produção para 2023

Evento, que será realizado em Paranapanema, analisa o mercado do cereal e apresenta novas sementes com melhoramento genético

23.02.2023 | 13:58 (UTC -3)
Ana Flávia Gimenes
Evento, que será realizado em Paranapanema, analisa o mercado do cereal e apresenta novas sementes com melhoramento genético; Foto: Wenderson Araujo/CNA
Evento, que será realizado em Paranapanema, analisa o mercado do cereal e apresenta novas sementes com melhoramento genético; Foto: Wenderson Araujo/CNA

As discussões iniciais sobre o trigo paulista neste ano serão estabelecidas no próximo dia 01 de março durante a primeira reunião da Câmara Setorial do Trigo de São Paulo de 2023. O encontro será realizado em formato híbrido, no auditório da Holambra Cooperativa Agroindustrial, localizado na Rodovia Raposo Tavares, Km 256 – Campos de Holambra – Paranapanema (SP). A transmissão virtual ocorre no link disponível aqui.

Ao longo do evento, serão debatidas pautas como a conjuntura nacional e mundial do trigo, que segue sofrendo as consequências do conflito entre Rússia e Ucrânia um ano após o início dessa crise, além de questões de melhoramento genético do grão que é plantado em solo paulista, com a apresentação de novos materiais disponíveis para cultivo.

“São Paulo e o Brasil como um todo tiveram um 2022 muito positivo em relação ao volume de trigo produzido, atingindo recordes a nível estadual e federal. No entanto, o mercado mundial do cereal ainda é influenciado diretamente por fatores como o conflito na Europa, que impacta o escoamento da produção de um dos maiores players do setor, e questões climáticas, que geraram uma forte quebra de safra na Argentina, por exemplo. Essa reunião será importante para analisarmos todos esses tópicos e discutirmos os melhores rumos para a cadeia do trigo paulista”, afirma o Presidente da Câmara Setorial do Trigo de São Paulo, Ruy Zanardi.

Com o objetivo de fornecer uma perspectiva sobre a produção do cereal no estado, as maiores cooperativas e cerealistas paulistas apresentarão seus reportes, contribuindo para traçar projeções e orientar a tomada de decisões desde o campo até a indústria moageira.

“De 2021 para o ano passado, São Paulo dobrou o volume de trigo produzido, finalizando 2022 com mais de 500 mil toneladas contabilizadas. Com esse movimento de alta na produção nacional, esperamos continuar elevando o valor total da safra, sem deixar de lado a qualidade do cereal”, aponta.

A reunião no dia 01 de março será uma oportunidade, ainda, para a indicação de membros para a Câmara Setorial do Trigo de São Paulo, a ser realizada pela Diretora Administrativa das Câmaras Setoriais na Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, Milena Rodrigues.

A confirmação de presença para a reunião pode ser realizada aqui.

Serviço

Reunião Câmara Setorial de Trigo de São Paulo

Data: 01 de março (quarta-feira)

Hora: 9h às 12h

Local: Holambra Cooperativa Agroindustrial, localizado na Rodovia Raposo Tavares, Km 256 – Campos de Holambra – Paranapanema (SP).

Transmissão online: acesse aqui

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro