AgTech gaúcha integra delegação brasileira na COP-27
Empresa que utiliza dados para sequestro de carbono e aumento de produtividade apresentará case sustentável na conferência da ONU, no Egito
04.11.2022 | 13:30 (UTC -3)
Paulo D'Agustini
A ConnectFARM, empresa gaúcha de tecnologia para o agronegócio, foi convidada pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para integrar a delegação brasileira que participará da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A COP-27 acontece de 6 a 18 de novembro em Sharm El Sheikh, no Egito, e tem como principal objetivo limitar o aquecimento global. O Brasil vai apresentar cases de eficiência agrícola, entre eles o da AgTech, nascida no Rio Grande do Sul, que realiza recomendações agronômicas com base em dados a mais de 500 produtores em todo o país.
A empresa foi selecionada pela unidade de referência nacional do Sistema Sebrae, que sugeriu o trabalho estratégico de mitigação de carbono, agricultura de baixa emissão e novas tecnologias para o aumento da produtividade e sustentabilidade no campo à pasta do governo. Além disso, o trabalho com algoritmo proprietário, o Índice de Gestão Ambiental (IGA), que faz o cruzamento de informações de atributos do solo, das plantas e do ambiente para estimar o potencial produtivo de cada talhão, também chamou a atenção da entidade.
O CEO da ConnectFARM, Rodrigo Franco Dias, viaja na sexta-feira (04/11) para o Egito, onde se junta à delegação brasileira na África. No palco Empreendedor Sebrae de “Estratégias e Fontes de Financiamento das Energias Limpas no Brasil, no dia 9 de outubro, vai apresentar o painel “Mensuração e Técnicas de Manejo Sustentável para Fixação de Carbono no Solo em Produção Agrícolas de Biodiesel e Etanol”. Resultados do trabalho de consultoria agronômica em mais de 1,5 milhão de hectares em dez estados do país e em parcerias com as multinacionais Bayer e Syngenta, para aplicação de agricultura de conservação, por meio de plantas de cobertura, em biomas como o Cerrado e o Pampa.
De acordo com o diretor executivo, o convite é resultado do trabalho alinhado com o propósito da AgTech. “Somos uma empresa de tecnologia com foco em maximizar recomendações por meio do nosso algoritmo proprietário, para promoção de planejamento de safra mais assertivo, gestão e governança sobre os processos do manejo e tomada de decisão, para obtenção de maior produtividade e sequestro de carbono. Tudo sob um contexto de agricultura regenerativa e sustentabilidade ambiental. Por isso, participar da COP-27, além de um desejo antigo, é algo muito alinhado com nosso trabalho,” declarou.
Reconhecimento como Empresa B
A ConnectFARM foi reconhecida, recentemente, como Empresa B Certificada, pelo B Lab, organização internacional sem fins lucrativos que impulsiona negócios que geram impacto positivo. A inovação da empresa foi destaque no BIA — sigla em inglês para Análise de Impacto do Negócio, por conciliar eficiência agrícola com especial atenção às mudanças climáticas, principal pauta da COP. No relatório, o B Lab valorizou o trabalho de difusão de conhecimento da AgTech, por meio do amplo fornecimento de dados aos produtores rurais.
Apenas 280 empresas no Brasil têm a certificação, entre elas Natura, Reserva, Danone e Gerdau Summit — são oito mil atualmente em busca da certificação. No mundo existem cerca de 5,2 mil negócios com a marca B em 80 países — 500 na América Latina.
Compartilhar
Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Newsletter Cultivar
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura