Agrodefesa orienta produtores sobre eliminação da tiguera do milho

A principal preocupação está na cigarrinha-do-milho ("Dalbulus maidis"), inseto responsável pela transmissão dos enfezamentos

14.10.2024 | 08:20 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações de Anna Letícia Azevedo

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) tem alertado os agricultores de Goiás sobre a necessidade de eliminar o milho tiguera, considerado um canal de proliferação de pragas e doenças. A principal preocupação está na cigarrinha-do-milho (Dalbulus maidis), inseto responsável pela transmissão dos enfezamentos pálido e vermelho, que causam severos danos à cultura e podem comprometer toda a produção.

Os enfezamentos são causados por bactérias da classe mollicutes (distinguem-se por não possuírem parece celular). Segundo a Embrapa, essas doenças têm sido motivo de alerta nas últimas safras, provocando perdas significativas em várias regiões do Brasil. Dependendo da época de infecção e da susceptibilidade da cultivar, as perdas podem atingir 100% da produção.

As plantas infectadas apresentam sintomas como redução do crescimento, entrenós curtos, deformação de espigas e enfraquecimento dos colmos, o que favorece infecções secundárias por fungos, resultando no tombamento das plantas.

Daniela Rézio, gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, explica que a infecção nos primeiros estágios da planta impede seu desenvolvimento adequado. Isso resulta em quedas na produtividade. "Por isso, é fundamental que o produtor adote medidas fitossanitárias que contribuam para controlar a tiguera e, consequentemente, a cigarrinha e os enfezamentos."

O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, reforça a importância da conscientização entre os agricultores. Segundo ele, as plantas voluntárias que nascem no campo podem servir de hospedeiras para a cigarrinha, que é vetor de patógenos causadores de grandes prejuízos.

"Temos trabalhado junto ao setor produtivo para orientar os produtores sobre as melhores práticas para evitar danos à cultura do milho, o que é essencial para preservar a sanidade vegetal e reduzir perdas econômicas tanto para os agricultores quanto para o estado de Goiás", diz.

Mais informações podem ser obtidas clicando-se em:

Enfezamentos na cultura do milho

Vermelho não produz

Cigarrinha-do-milho: desafios ao manejo dos enfezamentos do milho

Como realizar o manejo preventivo contra cigarrinha-do-milho

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro