Academia Bayer de Inovação completa três anos de conquistas em parceria com comunidade científica

19.11.2014 | 21:59 (UTC -3)

A Bayer CropScience comemora três anos de existência da Academia Bayer de Inovação, plataforma de trabalho criada para promover intercâmbio de informações entre pesquisadores de instituições públicas e privadas voltadas às ciências agrícolas, com objetivo de discutir temas que possam auxiliar no desenvolvimento da agricultura brasileira. Desde o seu lançamento o programa coleciona grandes conquistas, a exemplo do desenvolvimento de produtos como o fungicida Fox®, que contribui para o controle das principais doenças da soja, com destaque para ferrugem asiática, mancha-alvo, oídio e antracnose. Soma-se a isso relevantes contribuições para o manejo de plantas voluntárias tolerantes a Glyfosato RR® e ao posicionamento do manejo de buva e capim amargoso nos diferentes sistemas produtivos, usando o portfólio da unidade de sementes e proteção de cultivos.

Os trabalhos da Academia são divididos em quatro disciplinas: entomologia, herbologia, fitopatologia e nematologia, cujos participantes se reúnem algumas vezes ao longo do ano para discutir temas relacionados às suas áreas de atuação. A cada dois anos, os pesquisadores de todas as especialidades se encontram em um grande fórum, onde são realizadas plenárias e debates com temas atuais da agricultura brasileira juntando todas as especialidades. “A iniciativa é bastante benéfica. Temos a oportunidade de discutir assuntos que são do interesse de toda a comunidade científica, lá estão profissionais de importantes centros de pesquisas e a troca de experiências com esses pesquisadores vêm para agregar valor ao nosso trabalho”, ressalta Fernando Adegas, pesquisador da Embrapa Soja em Londrina (PR), que participa da Academia desde 2012.

A Academia conta ainda com a parceria de profissionais de renomadas instituições, como Fundação Chapadão (MS), Fundação MT, Fundação ABC (SP), ESALQ/USP (SP), Universidade Federal de Viçosa (MG), UNESP (SP), Universidade Passo Fundo (RS) e Embrapa, com a qual firmou acordo de parceria para o desenvolvimento de soluções inovadoras e integradas.

“Construímos uma linha de pesquisa que vai da semente, biotecnologia, biológicos, agroquímicos e boas práticas agrícolas, a fim de buscar soluções integradas para um manejo adequado da lavoura e proporcionar altos níveis de produtividade”, avalia Milton Suzuki, gerente de Desenvolvimento Agronômico da Bayer CropScience para a América Latina. “Somos reconhecidos pela comunidade científica por sermos uma sólida plataforma de troca de conhecimento”, finaliza Suzuki.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro