ANDAV apoia campanhas para deter crescimento de produtos ilegais no setor de distribuição

18.11.2014 | 21:59 (UTC -3)

A ANDAV – Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários aderiu a duas campanhas nacionais que combatem o uso e a compra de produtos ilegais e piratas: Campanha Antipirataria de Produtos Veterinários e Campanha contra Defensivos Ilegais.

A Campanha Antipirataria de Produtos Veterinários, promovida pelo SINDAN - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Para Saúde Animal tem o objetivo de alertar e informar todos os elos da cadeia produtiva de proteína animal sobre o perigo e os riscos do uso de medicamentos e produtos veterinários falsificados, contrabandeados e sem registro. O espaço dos produtos ilegais representa hoje em torno de 15% do segmento de saúde animal.

A Campanha contra Defensivos Ilegais é um trabalho conjunto desenvolvido desde 2001 entre a ANDAV e o SINDIVEG - Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal. Por meio de treinamentos, disseminação de informação e divulgação do disque-denúncia, a campanha alerta para os riscos de compra, venda e aplicação de agroquímicos contrabandeados, roubados e falsificados.

“Não dá para saber o que há dentro dos defensivos falsificados e isto representa um grande perigo para o agricultor e para a sociedade. Orientamos o distribuidor para que ele tenha clareza, inclusive das penalidades que podem ser aplicadas. Caso comercialize esses produtos, ele pode responder por descaminho, crime de sonegação fiscal e crime ambiental”, afirma Henrique Mazotini, presidente executivo da ANDAV. A ANDAV e o SINDIVEG oferecem em parceria o curso à distância “Combatendo Agroquímicos Ilegais”, destinado a autoridades policiais e sanitárias e profissionais do agronegócio e que permite que os interessados aprimorem conhecimentos sobre a prática lesiva do comércio ilegal de agroquímicos.

O curso que está disponível nos sites www.sindiveg.org.br e www.andav.com.br é gratuito e conta com um programa pedagógico centrado nas questões técnicas envolvendo o comércio ilegal de agroquímicos – sobretudo, a legislação, estratégias de combate e as consequências do uso desses produtos para a saúde humana, animal e o meio ambiente.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro