100 mil toneladas de resíduos de couro curtido a favor do meio ambiente

11.12.2013 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

A multinacional italiana ILSA, envolvida na produção, comercialização, pesquisa e desenvolvimento de produtos inovadores para a agricultura, alcança a marca de 100 mil toneladas de resíduos transformados em fertilizantes orgânicos, após cinco anos no Brasil.

A ILSA é uma multinacional do ramo de biotecnologia para a nutrição vegetal, que está presente em mais de 40 países. No Brasil, foi constituída em 2008 e localiza-se em Portão, no Rio Grande do Sul, com uma unidade produtiva estrategicamente localizada no centro do pólo coureiro/calçadista e empreende como a única na América Latina capaz de transformar resíduos de couro curtido em fertilizantes especiais.

Nascida com a experiência de 50 anos da sócia italiana Ilsa Spa, situada em Arzignano, Itália, no coração do distrito curtidor mais importante do mundo, a empresa tem como objetivo satisfazer as exigências de uma agricultura cada vez mais atenta aos problemas ambientais. Por isso, ao completar cinco anos no Brasil, a ILSA comemora a marca de 100 mil toneladas de resíduos processados, que foram transformados em fertilizantes orgânicos.

Segundo o Diretor da Ilsa no Brasil, Lucas Alban, esse volume de resíduos, que não foi depositado em aterros convencionais, é muito impactante, pois equivale ao mesmo que um estádio de futebol lotado do material: “É uma grande quantidade que deixa de ser um problema para o meio ambiente e passa a ser uma solução sustentável na produção de alimentos”, afirma Lucas.

São toneladas de resíduos de couro, que apresentam o colágeno como recurso a ser utilizado para obter adubos orgânicos. Produtos transformados com alta eficiência nutritiva e baixo impacto ambiental, que vêm a satisfazer as técnicas de intervenção da fertilização, tanto por via sólida, via foliar ou ferti-irrigação. O que antes era um problema para o meio ambiente, hoje se tornou uma forma eficaz de nutrição vegetal.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro