John Deere apoia projeto que capacita mão de obra no MT

10.12.2013 | 21:59 (UTC -3)
Assessoria de Imprensa

Oitenta alunos se formam nesta terça-feira, 10 de dezembro, no curso de operador de máquinas e implementos agrícolas, que conta com a participação da John Deere e é organizado pelo Governo do Mato Grosso, por meio da Setas (Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social).

A cerimônia de encerramento da temporada 2013 do projeto será realizada no município de Santa Carmem (MT), que fica a 30 km de Sinop. Representantes da John Deere e dos concessionários Agro Amazônia, Agro Baggio, Iguaçu e Primavera/Seiva – que também participam do projeto – marcarão presença no evento.

Criado em 2003, o “Projeto Parceria Rural” contabiliza mais de 11 mil profissionais treinados em municípios do interior mato-grossense, com escassez de mão de obra qualificada. “O curso é gratuito e a John Deere apoia a iniciativa desde o início. Acreditamos que, além de formar profissionais, o projeto é uma forma de inserção social, pois abre novas perspectivas de trabalho para quem participa”, afirma Darci Teixeira, gerente de Treinamento da John Deere.

Evandro Ferreira, 30, operador de máquinas agrícolas, fez o curso há quatro anos e atualmente é um dos responsáveis por operar a colheitadeira 9770 STS da John Deere, na fazenda onde trabalha em Santa Carmem. “Este curso foi muito importante para mim. Antes eu trabalhava como ajudante-geral, agora ajudo na manutenção e opero as máquinas.”

O operador lembra também que, com a conclusão do curso, sua vida profissional teve uma grande guinada. “O salário melhorou e muito. Sem o curso, consegui apenas um trabalho temporário, agora tenho salário fixo e ganho uma porcentagem do que produzo”, afirma Evandro.

Carlos Roberto Bathes, dono da fazenda Maravilha, onde Evandro trabalha, destacou que o curso é muito importante para estimular o desenvolvimento do agronegócio na região. “Está cada vez mais difícil encontrar mão de obra qualificada. Por isso temos que treinar quem já está com a gente”, afirmou Bathes, que planta soja e milho nos 1.800 hectares de sua propriedade.

“A John Deere participa promovendo o treinamento em colheitadeiras. Por ano, 10 turmas, com até 120 pessoas cada uma, são formadas. O aluno aprende a operar máquinas e ganha noções básicas de mecânica”, finaliza Darci Teixeira.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro