Técnicas de colheita e pós-colheita de grãos e sementes de soja usando aprendizado de máquina interativo

Por Ricardo Aparecido Santos, professor do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás

08.09.2022 | 16:47 (UTC -3)

Na produção de sementes, um item de extrema importância é a qualidade do produto, pois depende dos níveis processamento e do rendimento operacional em uma organização. Em se tratando de grãos, a sua qualidade está interligada as condições de quebra do produto em plena conservação e das condições do mercado agrícola.

Nesse sentido pode-se diferenciar as questões de manejar a colheita e pós-colheita de grãos e sementes da lavoura à expedição. Na produção de sementes por exemplo, se diferencia dos grãos, pois no cultivo os níveis de monitoramento em relação a sementes é uma atividade mais intensificada, o que torna a fazer de 5 a 6 amostragens, exigindo uma inspeção constante pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Nas inspeções, leva em consideração aos atributos agronômicos nas condições de campo, incidência de plantas invasoras e percevejo, características físicas ligadas ao teor de água e mudanças mecânicas do tegumento e da qualidade de sementes.

Ponto de colheita e monitoramentos

Na colheita de sementes, o ponto de umidade ideal da soja, fica entre 16 a 18%. Em se tratando de grãos procura-se efetivar a colheita no momento em que a umidade fique abaixo de 15%. Para isso é necessário fazer a regulagem da colhedora, verificando as condições de umidade de sementes e grãos, levando em consideração a inspeção do percentual de sementes com tegumento que sofreu danos físico, sendo que as sementes não devem ultrapassar a 8%. Uma característica de extrema importância para sementes, é o monitoramento em caminhões e colhedoras, sendo que o mesmo não ocorre no cultivo dos grãos, o que leva a conservar os atributos genéticos das cultivares.

Um fator que precisar ser levando em consideração é do transporte até o recebimento, pois a mesma influência mais na qualidade de sementes do que grãos. Por isso é importante analisar as ocorrências de aquecimento e proliferação de fungos que prejudicam as fases iniciais das sementes, o que acontece nos períodos que ultrapassem as 12 horas.

Os processos ligados a pré-limpeza de grãos e sementes ocorrem principalmente no momento da colheita, com o uso de colhedoras amplamente reguladas e operadas, sendo que pode haver porcentagem de impureza superior dos níveis mínimos que são apropriados para conservação e negociação.

Estratégias de recebimento e velocidade de fluxo operacional

Os processos ligados diretamente a amostragem, visa mensurar a umidade de um determinado lote de grãos, para isso é necessário realizar o treinamento da mão de obra de forma correta, para fazer a coleta da massa de grãos. Sendo assim as amostragens são classificadas, em virtude da Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) no 11/2007.

Na produção de grãos, por exemplo, existe a classificação oficial e comercial, sendo que a comercial se estabelece em forma de contrato entre o comprador e vendedor. O comprador defini o modelo de qualidade que vai ser efetivado pelo agricultor, sendo que se ultrapassar o nível limite combinado o mesmo será sujeito a dedução no valor do produto. Já em sementes, realizar-se avalições de umidade, presença de mistura única, percentual de mudanças mecânicas em laboratório amplamente higienizado da empresa, levando em consideração a qualidade do produto.

A tomada de decisão é um elemento de suma importância na produção de sementes, pois o teor de água da mesma influência nas condições de secagem dos lotes de sementes. Nas decisões, por exemplo, são geridas junto as equipes de recebimento e verificação prévia, sendo uma condição para analisar questões de uniformidade da qualidade fisiológica do lote, percentual da mudança mecânica, percentual de teor de água e percentual de sementes esverdeadas.

Tecnologias de Secagem e Armazenamento

Na secagem não natural de armazenamento de grãos e sementes tem como objetivo remover a quantidade de água, permitindo melhores condições de conservação das propriedades químicas, físicas, fisiológicas para o armazenamento de produtos vegetais.

Para a secagem de grãos e sementes é necessário que os mesmos tenham condições de umidade superior a 13%. No armazenamento de sementes de soja, considera-se seguro, quando apresenta teores de água de 11 e 12% no final do processo de secagem.

Na secagem de grãos e sementes de soja, um dos métodos mais utilizados, é a secagem do tipo contínua, pois, a aceleração de secagem é muito diferente entre grãos e sementes. Já em grãos usa-se temperaturas do ar de secagem muito mais superiores, no caso de sementes a temperatura não pode ser superior a 38ºC ao final do processo de secagem.

Em virtude disso, a soja vem sendo uma das principais culturas do setor agrícola a nível global. Suas sementes são ricas principalmente em lipídios, aminoácidos, vitaminas e minerais, sendo uma cultura que apresentar uma diversificação de sob produtos de extrema importância para a segurança alimentar no mercado internacional. Para desempenhar o sucesso da cultura, é necessário fazer o uso de sementes com alta condição de germinação e qualidade.

Quanto a qualidade de sementes, está relacionada diretamente com as condições ambientais e a inserção de procedimentos na pós-colheita, com o uso de máquinas e secagem modificada. Tais fatores, quando se fala diretamente de sementes, leva-se em consideração a danos e aparência, influenciados por ataque de patógenos, mudanças por umidade, sementes esverdeadas e quebra de sementes, o que pode mudar o desempenho das mesmas. Com isso vem se fazendo muitos esforços para melhorar a eficiência e qualidade das sementes, principalmente no que se refere a localização de lotes, monitoramento, inserção de métodos químicos.

Diante disso o uso de aprendizado de máquina vem se apoiando, diretamente com a visão computacional. Esta abordagem está caracterizada pelo uso de aprendizado de máquina orientada a usuários de máquina interativa. Essas ações de Aprendizado de Máquina Interativo visa trabalhar com o uso de algoritmos que interagem tanto em condições computacionais como humanas, promovendo fazer o uso de habilidades e conhecimentos para dar apoio e precisão dos modelos.

Quando se fala diretamente em Aprendizado de Máquina Interativo, visa resolver problemas com pequenas interações de dados ou informações complexas quando o aprendizado de máquina convencional é ineficiente. Tais tecnologias de aprendizado de máquina com visão computacional, permitiu fazer análises da qualidade dos produtos de origem vegetal, principalmente no que ser refere a sementes, sendo uma ferramenta de apoio para inspeção visual na área de tecnologia de produtos agrícolas.

Por fim, o uso de aprendizado de máquina interativo para a classificação da qualidade de sementes de soja é de suma importância, pois tem-se a possibilidade de resolver diversos problemas ligados a produção vegetal e seus diversos modelos, onde visa poder simular os possíveis acontecimentos que vão surgir em tempo real. Com isso é necessário a qualificação de profissionais na área de sementes para solucionar as adversidades que acontecem no mundo do agronegócio.

Por Ricardo Aparecido Santos, professor do Colégio Tecnológico do Estado de Goiás

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro