Como combater a broca da cana na primavera verão
Por Fábio Maximiano de Andrade Silva, gerente técnico de inseticidas para América Latina da FMC
As máquinas agrícolas estão cada vez mais tecnológicas. Com investimentos em pesquisa e desenvolvimento, o campo se tornou um ambiente de inovação, permitindo que sucessivos recordes de safra sejam alcançados, aliando produtividade e sustentabilidade. Transformadas à semelhança de uma típica linha industrial, as lavouras modernas trazem consigo preocupações que vão além da produção, e, assim como em fábricas, questões relacionadas à prevenção de acidentes e à manutenção programada também devem compor o dia a dia do produtor.
O uso inadequado e o estado de conservação dos equipamentos contribuem para os acidentes em campo, e os incêndios estão entre as consequências mais frequentes. As máquinas agrícolas contêm material inflamável que, submetido a condições climáticas adversas, como calor intenso, vento e períodos de longa estiagem, aumenta a probabilidade de ocorrências.
Em colheitadeira de grãos e colhedoras de cana, por exemplo, a combinação de materiais combustíveis - presente nas frentes de colheitas e nas próprias colhedoras (palha, óleo diesel, óleo hidráulico) -, associada às diversas fontes de ignição disponíveis (alta temperatura das tubulações e do motor, curtos-circuitos em cabos elétricos, atritos de partes metálicas), proporciona um ambiente altamente propício a incêndios. Os prejuízos causados pelo fogo podem ir além dos econômicos e colocar em risco a vida de quem está no campo.
Contudo, a redução dessas possibilidades passa por ações preventivas a partir de uma boa limpeza ainda durante os intervalos da operação na lavoura. A limpeza a seco é uma constante e deve sempre fazer parte do dia-a-dia de quem trabalha com equipamentos no campo. Usando equipamentos de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), dentre eles touca, óculos e perneira, e com ajuda de ferramentas adequadas, como espátulas e ganchos, o operador deve realizar a limpeza de colhedoras, tratores e transbordo circulando ao redor da máquina, retirando os detritos visíveis, como palhas, folhas, palmitos, ponteiras, pedaços de canas e matos.
Além disso, dentro do planejamento de colheita, existem as manutenções programadas e a obrigatoriedade diária não somente da limpeza, mas também da lavagem da máquina - não se deve utilizar nenhum produto químico no processo de lavagem, porém, se algum líquido for utilizado, deverá ser neutro, sem impactos ao meio ambiente. Outro ponto indispensável é o registro das datas de quando as limpezas acontecem.
Para mitigar o risco de incêndio é indispensável também que as máquinas sejam submetidas às manutenções programadas. Os fabricantes, como a AGCO, das marcas Fendt, Massey Ferguson e Valtra, estão atentos às necessidades de ajustes e adaptações que cada operação requer, com apoio de engenheiros especializados no produto.
É verdade que às máquinas, mais modernas e tecnológicas, contam com recursos que alertam para possíveis problemas, porém, ainda que o operador tenha amplo conhecimento do equipamento, é fundamental estar atento a qualquer sinal de anormalidade. Além das medidas destacadas anteriormente, mais práticas preventivas são recomendadas:
O longo período de estiagem e as geadas, com queima da vegetação, pastos, diversas culturas e amplas áreas de canas, estão fazendo de 2021 um ano atípico, o que amplifica os riscos de incêndios. É necessário, portanto, diante de um cenário adverso, redobrar a atenção em relação aos cuidados preventivos, à limpeza correta das máquinas e seguir à risca a manutenção programada recomendada pelos fabricantes.
Douglas Rocha, Coordenador Comercial Key Account AGCO
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Por Fábio Maximiano de Andrade Silva, gerente técnico de inseticidas para América Latina da FMC
Com possibilidade de conectar até quatro máquinas para trabalharem sincronizadas, o sistema Syncro da Stara pode ser utilizado no plantio, na distribuição de fertilizantes e também na pulverização