Síndrome da murcha da cana-de-açúcar: um desafio emergente
Por Flávia Elis de Mello, Sandra Marisa Mathioni, Stephane Pereira de Jesus, Eric Hirata e Douglas Braga Marques (Syngenta Proteção de Cultivos)
O modelo 7095 foi projetado para apresentar novas soluções ao agricultor brasileiro. Com novo design, mais moderno, mantendo as características de todos os tratores Mahindra, como a força e a versatilidade. Tem ergonomia aprimorada, capô com abertura total constituído em peça única, plataforma integral de operação, eficiente sistema de iluminação e o melhor custo operacional do mercado brasileiro.
Equipado com motor Mahindra VNE487 turbo intercooler (MAR-1), de quatro cilindros, gera 95 cv, 330 Nm de torque, o modelo possui injeção direta e refrigeração a água. Os motores Mahindra são desenvolvidos especificamente para uso agrícola, visando alto desempenho e economia de combustível.
A bomba injetora em linha garante muito mais robustez ao sistema, uma vez que o torna muito mais resistente às impurezas presentes no combustível, garantindo um baixo custo de manutenção.
A transmissão sincronizada com reversor possui 12 marchas à frente e 12 marchas à ré. O sistema de transmissão é composto por quatro marchas mecânicas e três grupos (H-Alto, M-Médio e L-Baixo). As alavancas de mudanças de grupos e marchas estão ergonomicamente posicionadas ao lado do assento do operador. Grupos ao lado esquerdo e marchas ao lado direito.
Uma alavanca de reversão de sentido de deslocamento fica posicionada no lado esquerdo do trator, logo abaixo do volante. Esta alavanca é utilizada para alterar o sentido de avanço do trator (frente e ré) em qualquer combinação de marcha pré-selecionada. Esta função é útil em aplicações que exigem muitas manobras. A grande vantagem desse sistema de reversão é que a mesma velocidade que temos para a frente, temos para trás também, garantindo maior velocidade e agilidade durante a operação.
O trator é equipado com um conjunto de embreagem dupla, contendo discos de 304,8 mm de diâmetro - para acionar a transmissão -, e uma tomada de força independente. A embreagem principal transmite potência para a transmissão, que é operada pelo pedal da embreagem, e a embreagem da TDP é acionada por uma alavanca localizada no lado esquerdo do assento do operador.
O eixo dianteiro, projetado para condições severas de trabalho, possui excelente ângulo de esterçamento (58°, dependendo da rodagem utilizada), sistema de vedação para aplicações em terreno alagado, pressão de 185 bar, proporcionando maior conforto ao operador e mais força para esterçamentos em terrenos acidentados. O grande diferencial deste eixo é que ele foi desenvolvido e reforçado para suportar o uso de carregadores frontais, gerando maior eficiência e rapidez na operação.
O modelo Mahindra 7095 é equipado com sistema de TDP independente, ou seja, a tomada de potência funciona de maneira independente da embreagem da transmissão. O sistema é projetado para trabalhar com 540 rpm e o motor do trator deve trabalhar a 2.087 rpm. A TDP possui acoplamento de 35 mm para eixo entalhado de seis estrias e de 44 mm para eixo de 27 estrias com acionamento mecânico.
O trator Mahindra 7095 possui sistema de levante hidráulico de três pontos de categoria II, com controle de posição e profundidade. Sua capacidade de levante standard é de 3.700 kg.
O sistema hidráulico utiliza bomba de engrenagens acoplada diretamente ao motor, que fornece uma pressão máxima de 190 kgf/cm² e vazão máxima de 62 l/min. Os tratores podem ser equipados com até três válvulas de controle remoto de dupla ação. A terceira com fluxo constante.
Os freios são a disco, imerso a óleo de acionamento mecânico através de pedais independentes, possui uma trava que possibilita que os freios esquerdo e direito possam ser interligados e acionados simultaneamente. O sistema de freio está posicionado em local de fácil acesso, facilitando assim as regulagens necessárias. O freio de estacionamento é acionado por uma alavanca que está localizada à frente do assento do operador.
O sistema elétrico possui 12 volts, alternador de 55 A e bateria de 95 Ah. Seu chicote elétrico é constituído de conectores blindados de alta resistência, com o objetivo de evitar a entrada de impurezas e água. O painel de instrumentos mais moderno, com display digital integrado, possui todos os indicadores de funcionamento muito bem distribuídos, de modo a facilitar a operação diária do trator - é utilizado para dar a partida no trator com o motor de partida. O sistema elétrico é composto de faróis, luz indicadora de direção, luz de freio, luz de estacionamento, painel de instrumentos, alternador, caixa de fusíveis e relés.
O conjunto ótico foi totalmente redesenhado, com novos faróis, mais modernos e de acabamento automotivo, lanternas em LED, que oferecem maior luminosidade e durabilidade com menor consumo.
O Mahindra 7095 está disponível nas versões Cabine e Plataforma, possui piso plano, de fácil acesso, excelente ergonomia para o operador, com maior variação de altura do banco, melhor ângulo e altura da coluna de direção e melhor posicionamento das alavancas de acionamento de levante e válvulas hidráulicas.
O assento do operador é anatômico entregando maior conforto durante a operação. É construído com materiais de alta resistência, e suas opções de regulagem permitem ajustes fáceis e rápidos de acordo com o biotipo de cada operador.
O Mahindra 7095 sai de fábrica com a rodagem 14.9-24 R1 + 18.4-34 R1. Para atender as mais variadas culturas e aplicações, incluindo aplicações em terreno alagado, a Mahindra disponibiliza mais quatro opções de rodagens: 11.2-24R1 e 16.9-30 R1; 12.4-24R1 e 18.4-30 R1; 12.4-24R1 e 18.4-30 R2; 14.9-24R2 e 23.1-26 R2; 12.4-24R1 + 13.6-38 R1 dupla.
Além do design arrojado e mais moderno, em versões Plataforma e Cabine, possui capô constituído em peça única, facilitando assim o acesso para manutenções e limpeza.
Outros destaques são o posicionamento do escapamento lateral, para ampliar a visibilidade durante a operação, e o posicionamento do filtro de ar alojado na parte superior do radiador, permitindo melhor captação de ar para o sistema de arrefecimento e garantindo melhor eficiência operacional.
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