Cubo IR associado a fungicidas aumenta resistência de plantas de milho a doenças

Cubo IR demonstra ser um forte aliado na nutrição e resistência das plantas de milho. Associado a fungicidas convencionais o produto auxiliou no manejo da mancha branca com incremento de produtividade de 11,7 sacas por hectare comparado ao tratamento padrão

17.03.2022 | 16:03 (UTC -3)

Cubo IR demonstra ser um forte aliado na nutrição e resistência das plantas de milho. Associado a fungicidas convencionais o produto auxiliou no manejo da mancha branca com incremento de produtividade de 11,7 sacas por hectare comparado ao tratamento padrão.

O Cubo IR associado aos fungicidas convencionais aumentou a eficácia de controle da mancha branca em 14,6% e incrementou a produtividade em 11,7 sacas por hectare, em relação ao tratamento padrão. A corrida tecnológica por maior produtividade associada ao desenvolvimento sustentável tem se intensificado nos últimos anos, sobretudo no desenvolvimento de híbridos de elevada qualidade e rendimento. Cubo IR é um produto de vanguarda com tecnologia disruptiva que atende aos anseios do campo, pois vai além da simples nutrição da planta. A mancha branca, que tem a bactéria Pantoea ananatis como principal agente etiológico, além de espécies fúngicas associadas, como Phaeosphaeria maydis, é uma doença que vem causando reduções na produtividade do milho, podendo chegar a até 60%. A safrinha de milho, ou 2ª safra, ocorre no verão|outono, período em que as temperaturas começam a cair, há aumento da umidade do ar e diminuição de horas de sol. Todos esses fatores contribuem para maior molhamento da planta, promovendo as doenças foliares, especialmente a mancha branca. A base do manejo químico dessa doença é uma aplicação na última entrada do trator (V6-V8), para proteger as folhas do baixeiro e outra em pré-pendoamento a fim de garantir o controle nas folhas superiores e, dependendo do material, pode ser necessária uma terceira aplicação após o florescimento.

Devido às perdas de produtividade ocasionadas pela doença, aliadas à baixa eficácia dos principais grupos químicos de fungicidas utilizados atualmente, tem crescido nos últimos anos o interesse por métodos alternativos de manejo. Diante desse cenário, a Spraytec desenvolveu Cubo IR que, em baixas doses, fornece nutrientes de alta solubilidade, absorção e translocação, além de apresentar excelente sinergia e compatibilidade físico-química com defensivos agrícolas. É uma formulação muito estável, de alta tecnologia e biodegradável que atua nos processos fisiológicos das plantas, com reflexos positivos na resistência e produtividade das culturas.

Uma característica diferencial do produto está relacionada ao aumento da resistência natural das plantas a fatores bióticos. Em resposta à aplicação de Cubo IR, os mecanismos de defesa são ativados, induzindo a planta a sintetizar altas concentrações de metabólicos secundários, que atuam como barreiras físicas e químicas, dificultando a entrada e o desenvolvimento de patógenos, como fungos e bactérias. Outro aspecto de grande relevância agronômica para a utilização de Cubo IR é sua atuação como mediador químico nos mecanismos naturais de defesa, relacionados à indução de resistência. A partir do momento em que houve ativação desses mecanismos, outros componentes do produto entram em cena, fazendo parte da composição de enzimas e proteínas que atuarão na defesa contra o agente causador da doença. Os componentes presentes no Cubo IR atuam aumentando a velocidade de reação de defesa e ao mesmo tempo tornam o processo mais eficiente e com menos gastos energéticos, sendo um importante ativador dos mecanismos de defesa natural das plantas. A utilização de híbridos de alto potencial genético associado ao desenvolvimento sustentável exige produtos inovadores como o Cubo IR.

Objetivo

Avaliar a resposta da cultura do milho ao complexo nutricional Cubo IR em associação com fungicidas convencionais no manejo da mancha branca (Pantoea ananatis e Phaeosphaeria maydis).

Material e Métodos

O ensaio foi conduzido na Fazenda São Clemente, no município de Atalaia, Paraná, em 2021, 2a safra, com o híbrido P1225VYHR. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram em Testemunha (sem aplicação), Padrão Produtor (três aplicações de fungicidas) e Padrão Produtor + Spraytec (três aplicações de fungicidas associados ao Cubo IR 0,30L/ha). As aplicações foram realizadas quando a cultura estava nos estádios V8, VT e R2, respectivamente. O volume de calda utilizado foi de 150L/ha. Foram realizadas avaliações da eficácia do produto sobre a doença e o rendimento da cultura.

Resultados

A associação de Cubo IR aos fungicidas foi eficaz no manejo da mancha branca, aumentando o controle em 14,6%, em relação ao padrão (Figura 1). A Área Abaixo da Curva de Progresso da Doença (AACPD) na testemunha foi de 347,8 (controle de 0%), para o tratamento padrão foi de 98,6 (controle de 75,8%) e para o padrão associado ao Cubo IR de 23,5 (controle de 90,4%). O aumento na eficácia de controle da mancha branca é de extrema importância para que não haja perda do potencial produtivo do milho. Nesse contexto, com relação à produtividade, a colheita na testemunha foi de 127,2, no padrão de 146,6 e no padrão mais Cubo IR de 158,3 sacas por hectare. Para os mesmos tratamentos, a massa de mil grãos foi de 332,1; 338,7 e 345,6 gramas, respectivamente. A associação de Cubo IR aos fungicidas promoveu um incremento médio de produtividade de 11,7 sacas por hectare em relação ao tratamento padrão (Figura 2). A associação de Cubo IR aos fungicidas convencionais demonstrou ser uma ferramenta eficaz para garantir melhor manejo da mancha branca, e consequentemente, promover maior produtividade da cultura do milho.

Figura 1 - Eficácia de Cubo IR na redução da severidade da mancha branca em milho
Figura 1 - Eficácia de Cubo IR na redução da severidade da mancha branca em milho
Figura 2 - Efeito de Cubo IR sobre a produtividade do milho
Figura 2 - Efeito de Cubo IR sobre a produtividade do milho

Conclusão

O Cubo IR, além de nutrir as plantas para a máxima expressão de seu potencial produtivo, é uma alternativa promissora no manejo da mancha branca do milho por induzir os mecanismos naturais de defesa das plantas, apresentando alto sinergismo com os fungicidas convencionais.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro