Tendências na tecnologia para batatas - Agritechnica 2025

Por Rolf Peters, Visselhövede

22.10.2025 | 16:01 (UTC -3)

O cultivo de batata se expandiu por toda a Alemanha e a Europa nos últimos anos devido à crescente demanda da indústria de processamento e aos níveis satisfatórios de renda para os agricultores.

Os fabricantes de tecnologia de batata também se beneficiaram disso e ajustaram suas capacidades de acordo.

Plantio de batata

Uma expansão moderada das áreas individuais de cultivo de batata pode ser compensada de forma mais fácil permitindo um período ligeiramente mais longo para os trabalhos de cultivo. No entanto, o clima imprevisível das últimas primaveras mostrou que o aumento da utilização da capacidade de forma comercialmente viável atinge seus limites em termos de produção de culturas quando as batatas ainda precisam ser plantadas no final de maio/início de junho.

Nesse contexto, muitas empresas estão passando de máquinas acopladas para máquinas rebocadas. Além de um funil de sementes maior, elas também permitem uma combinação mais fácil com outras etapas de processo, como preparação da cama de semeadura, fertilização sob os pés e formação final do camalhão.

Com uma largura de linha de 0,75 m, as máquinas de plantio de quatro linhas dominam, pois ainda podem ser dirigidas em estradas públicas sem grandes modificações. A transição para máquinas de seis ou oito linhas geralmente é alcançada por meio de unidades de colocação externas dobráveis, que são alimentadas de um funil de armazenamento central por meio de correias de alimentação controladas. Esse design ainda não está disponível para uso em canteiros separados, o que significa que soluções de duas linhas predominam devido à largura básica da linha de 0,90 m.

Um foco chave de discussão e desenvolvimento continua sendo a forma "correta" do camalhão final, tanto em combinação com a colocação quanto durante o camalhamento ou aração subsequente. Os fabricantes agora oferecem uma ampla gama de elementos de formação de camalhão rígidos ou rotativos para atender às variadas exigências dos agricultores, desde firmes e lisos até soltos e de poros abertos, e desde em forma de pirâmide até bulbosos ou com uma crista de camalhão muito larga. Esses elementos podem ser substituídos como uma unidade completa ou ajustados individualmente em uma ampla faixa usando elementos de moldagem ajustáveis em uma ferramenta.

Manutenção da cultura

Após a recusa da UE em estender a aprovação do metribuzim, o ingrediente ativo predominantemente usado no cultivo de batata até o momento, o controle químico de ervas daninhas, especialmente no pós-emergência, tornar-se-á significativamente mais desafiador.

No entanto, o uso de medidas de manutenção mecânica está associado a um risco aumentado de danos às raízes e aos estolões, particularmente no pós-emergência, o que pode impactar negativamente o crescimento da planta. Além disso, os desafios associados ao cultivo em camalhões de batata se tornam aparentes aqui. Isso porque as ferramentas de cultivo devem ser facilmente adaptáveis à variedade de formas de camalhão mencionada para alcançar a forma e a estrutura desejadas, minimizando os danos às plantas.

Isso pode ser uma das razões pelas quais o ímpeto de desenvolvimento no cultivo mecânico de batata é atualmente significativamente menor do que em outras culturas em linhas, como beterraba açucareira ou vegetais. Além disso, as distâncias de colocação na linha, que variam consideravelmente dependendo da técnica de colocação usada, dificultam a realização de tratamento mecânico entre as plantas. Embora o uso de sinais RTK durante o plantio de batata facilite alcançar uma largura de trabalho para equipamentos de manutenção mecânica que excede o número de linhas da plantadeira, ferramentas guiadas individualmente permanecem úteis para se adaptar a certas variações laterais e de altura durante a formação do camalhão.

Nesse contexto, medidas agronômicas como uma boa germinação do material de plantio, espaçamento de linhas não muito amplo e a seleção de variedades com folhagem que se desenvolve rapidamente também podem contribuir para a supressão de ervas daninhas.

Em particular, as ervas daninhas que se desenvolvem antes do estabelecimento da cultura são altamente competitivas e têm uma influência decisiva na pressão subsequente de ervas daninhas. Métodos de controle físico de ervas daninhas antes da colheita podem reduzir significativamente qualquer erva daninha que possa estar presente. No entanto, em comparação com a dessecação química, eles fazem pouco para prevenir o reaparecimento das ervas daninhas. Na prática, portanto, métodos combinados de controle de ervas daninhas estão sendo usados cada vez mais.

Colheita

Com o aumento da área de cultivo de batata, a pressão de tempo durante a colheita também está aumentando, pois o clima em alguns anos define limites claros para o final da janela de colheita.

Por outro lado, quanto mais tempo os tubérculos permanecerem no solo após a morte ou após a redução da folhagem, maior o risco de problemas de qualidade na forma de infestação por doenças e pragas. Com base nessa experiência, a participação de mercado de colheitadeiras de bunker de duas linhas está crescendo de forma constante e já substituiu as máquinas de uma linha como a máquina padrão em muitas regiões da Alemanha.

Em contraste, o próximo passo de crescimento tem implicações significativamente mais amplas para a organização da colheita. A compra de uma colheitadeira de bunker de duas linhas adicional também requer uma segunda equipe de colheita, o que frequentemente representa um desafio em termos de encontrar motoristas de trator adequados e pessoal de classificação. Além disso, os custos procedimentais aumentam significativamente, o que inicialmente tende a reverter o efeito de redução de área.

Ao mesmo tempo, a cadeia subsequente de transporte e armazenamento deve ser atualizada para garantir que o desempenho de colheita mais alto seja consistentemente igualado por uma capacidade de armazenamento adaptada. A compra alternativa de uma máquina autopropulsada de quatro linhas tem sido considerada até agora por apenas algumas empresas, pois a qualidade do solo e a quantidade de pedras e torrões no solo frequentemente variam demais. Em conjunto com as capacidades limitadas de separação e classificação das máquinas autopropulsadas de quatro linhas, a proporção de material estranho na cultura colhida pode aumentar e impactar negativamente a qualidade dos tubérculos à medida que a cultura é processada ainda mais. Áreas separadas ofereceriam condições operacionais mais favoráveis aqui, mas as colheitadeiras de quatro linhas são largas demais para o transporte rodoviário, pelo menos na Alemanha, devido à largura predominante de linha de 0,90 m.

Separar os campos de batata antes do plantio é um desafio em termos de tempo e custo, então as fazendas sempre buscam alternativas, como o uso de uma colheitadeira de bunker de duas linhas com separação pneumática de materiais estranhos. Devido ao arranjo do dispositivo de separação a jusante do canal de peneira, o risco de danos se concentra principalmente na área frontal do fluxo da cultura através da colheitadeira. No entanto, para comparar os dois métodos, a gama de materiais estranhos na terra de cultivo, a suscetibilidade das variedades principais da cultura a danos e o desempenho de desenterramento desejado também devem ser levados em conta. Em condições de colheita muito boas ou com alto rendimento, até mesmo a unidade de raspagem convencional pode se tornar um gargalo para a máquina. Como resultado, os operadores equipam suas colheitadeiras exclusivamente com as unidades de separação mais condutoras, consistindo em correias de dedos de borracha e rolos de descarga inclinados. Para condições variáveis, uma colheitadeira de bunker de duas linhas na unidade principal de separação possui um rolo de descarga e um módulo de raspagem que podem ser usados de forma intercambiável. Além disso, soluções de design estão sendo integradas às séries revisadas para tornar a substituição de toda a montagem rápida e fácil.

Separação automática

A disponibilidade limitada de pessoal de classificação para as máquinas de colheita está sendo compensada pelo uso crescente de dispositivos de separação automática na linha de armazenamento. Além de sistemas de detecção optoeletrônica e física, soluções pneumáticas também são usadas para separar materiais estranhos semelhantes a tubérculos. Os primeiros também podem ser modificados para separar tubérculos danificados externamente ou podres. Muitos dispositivos estão disponíveis em diferentes larguras de trabalho, de modo que o desempenho é suficiente mesmo para o rendimento de grandes entradas traseiras.

Um problema crescente é a maior proporção de folhagem de batata na cultura colhida, parte da qual não é capturada pela cadeia de folhagem de malha larga da colheitadeira e não é coletada pelo pouco ou ausente pessoal de classificação. Os caules, em particular, ficam presos nas máquinas e podem prejudicar a funcionalidade de sistemas inteiros de processamento ao longo do tempo. Correias de dedos de borracha inclinadas são oferecidas principalmente para separação, mas dependendo da intensidade de separação e do conteúdo de materiais estranhos, essas podem aumentar significativamente o risco de danos aos tubérculos devido ao princípio de contracorrente.

Enquanto as máquinas de classificação optoeletrônica são agora equipamentos padrão na maioria das operações para processamento de batatas lavadas, esse desenvolvimento progride muito mais lentamente para batatas não lavadas. Isso se deve em parte ao fato de que máquinas operando horizontalmente podem gerar no máximo três frações diferentes de qualidade ou tamanho. Para muitas empresas, isso não é suficiente para combinar classificação de tamanho e classificação de qualidade em uma única operação.

No entanto, mudar para uma solução com tecnologia de separação disposta horizontalmente e um número livremente selecionável de saídas envolve um aumento significativo de preço, o que frequentemente leva o projeto a ser reconsiderado ou adiado. Além disso, avanços significativos continuam sendo feitos no desenvolvimento de tecnologia para detectar qualidades anormais de tubérculos, com tecnologia de câmera aprimorada, processadores mais rápidos e software mais poderoso. No entanto, ajustes adicionais ainda são necessários na operação contínua prática de máquinas horizontais com tecnologia de ejeção mecânica e pneumática. Apesar da escovação intensiva das batatas, isso se deve principalmente ao solo residual, que causa desgaste inesperado e prejuízos funcionais que não ocorreram quando as máquinas foram originalmente desenvolvidas para produtos lavados.

Armazenamento

A demanda crescente por um fornecimento o ano todo de matérias-primas nacionais em muitas áreas de reciclagem está levando a tempos de armazenamento mais longos no geral. Isso, por sua vez, requer ainda maior independência das condições de temperatura externas. Isso se reflete tanto na prevalência crescente de sistemas de ventilação forçada quanto no uso aumentado de sistemas de resfriamento mecânicos. O fluxo de ar direto através das batatas durante a ventilação forçada permite um gerenciamento de ventilação mais eficaz graças à maior superfície de troca entre o ar e os tubérculos. O resultado são medidas de ventilação mais rápidas e direcionadas e um consumo de energia significativamente menor, o que não deve ser ignorado à luz dos esforços contínuos de sustentabilidade dentro da cadeia de valor da batata.

Esses benefícios de eficiência se tornam ainda mais importantes ao usar refrigeração mecânica significativamente mais cara, contribuindo também para maior confiabilidade de armazenamento e qualidade consistente. Substâncias naturais como o propano, que representam apenas um baixo risco para o ambiente, estão sendo usadas cada vez mais como refrigerantes em sistemas de resfriamento. Além disso, as montagens técnicas e seu sistema de controle conjunto estão sendo otimizadas para melhorar ainda mais a eficiência de toda a linha.

Por Rolf Peters, Visselhövede

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025