Vantagens do abastecimento e lubrificação com caminhão comboio
Abastecimento e a lubrificação móveis nas propriedades rurais e florestais facilitam a vida dos operadores, além de garantir menor tempo perdido com paradas e deslocamentos
Conhecer a sua propriedade, sua frota e os produtos disponíveis não significa fazer o melhor uso do potencial de cada um. Algumas tecnologias disponíveis no mercado podem ajudar a criar estratégias para controlar melhor o manejo da lavoura e dos bens disponíveis.
Agricultura. Um desafio gigante e complexo por natureza, milhares de interações e reações químicas acontecendo a cada instante e uma busca diária por altas produtividades, com maior escala e menor custo.
Nessa corrida constante na busca por soluções que aumentem a lucratividade das operações no campo, o desenvolvimento tecnológico cresceu muito, deixando-nos hoje em um cenário em que as tecnologias disponíveis são tantas, que ainda não estamos preparados para implementar e usufruir de tudo.
O Brasil utiliza o que há de mais moderno em sementes, proteção de culturas, manejo de solos e maquinário. Mesmo com tantos recursos, os resultados desejados não estão sendo alcançados nas lavouras e ninguém sabe dizer exatamente o motivo.
Fatores climáticos estão sempre em questão e não há dúvidas de que as secas dos últimos anos foram muito prejudiciais para a agricultura. Mas será que é só esse o problema? Segundo a Fundação MT, 50% do potencial das lavouras é perdido no manejo. Defensivos sendo aplicados fora do tempo ideal, com o bico do pulverizador errado, na cultura errada e até mesmo com dosagens calculadas incorretamente são episódios comuns nas fazendas.
Mas, como mudar esse cenário? Cada vez mais responsabilidades são delegadas para as equipes sem a preocupação de como as informações estão sendo passadas, se serão registradas e poderão ser verificadas posteriormente. A ausência de ferramentas eficazes que permitam o registro das atividades no campo e a consequente sintonia de toda a equipe são os grandes problemas enfrentados hoje.
Com o manejo cada vez mais técnico, cada talhão com sua própria história, estratégias, variedades, suscetibilidades a pragas e doenças diferentes, fica mais difícil manter tudo em dia. Sem informações confiáveis é impossível tomar decisões assertivas.
O produtor, neste cenário, que deseja enxergar o negócio como uma empresa, deseja saber o retorno sobre o investimento de suas lavouras, e sem informações e registros adequados a equipe técnica sente-se muito pressionada e os proprietários desconfiados.
Sendo assim, como podemos monitorar as ameaças, errar menos e ser mais proativos durante a operação sem aumentar a burocracia?
Hoje não precisamos mais memorizar algumas coisas, nem os números de telefones de nossos(as) esposo(as). Outro sinal desta modernidade foi uma entrevista de um dos fundadores do aplicativo de GPS Waze. Ele estava a caminho do aeroporto e pediu a seu filho que o levasse, mas ele disse que não podia, pois o seu celular estava sem bateria e ele não sabia como chegar ao aeroporto sem o aplicativo.
Em algumas propriedades que visitamos, alguns produtores relataram que não precisam muito de registros, pois está tudo na cabeça e estão todos os dias na fazenda. É fundamental ter o registro das operações, e as informações devem ser padronizadas. Caso contrário, não é possível realizar comparações entre fazendas ou entender os motivos pelos quais algumas variedades necessitam de mais inseticidas do que outras, ou quais são os principais motivos de atraso nas pulverizações.
Os decisores no processo devem planejar as informações que são fundamentais para não burocratizar o trabalho de sua equipe, evitando retrabalho do papel para o computador, envolvendo outras pessoas, pois erros de digitação e relatórios incorretos são comuns sem ferramentas adequadas.
É necessário planejar também as rotinas e os formatos em que as informações são coletadas, pois alimentar um sistema de custo, por exemplo, quinzenalmente depois que as operações foram realizadas só para ter um histórico de registros do que aconteceu cria a oportunidade de algumas ações ficarem de fora e o resultado final ficar mascarado.
Ter o caderninho da movimentação de estoque do almoxarife, o bloco de recomendações do agrônomo e mais planilhas com as informações duplicadas, além de consumir um tempo precioso pode ser motivo de complicação quando algo vai mal na operação. Qual a informação que será a certa? E estes acontecimentos podem ser levados a todas as atividades do ciclo, como o plantio, a adubação, as pulverizações e os monitoramentos.
O ideal é que os registros estejam sempre à mão e disponíveis para que deem a toda a equipe uma visão integrada de aspectos da lavoura, desde as condições de crescimento da cultura, situação de ameaças (pragas/doenças), controles químicos ou biológicos já realizados, bem como com o custo destes. Só é possível ter bons resultados através de boas decisões com as informações corretas, na hora certa e com os recursos adequados.
Faz 18 dias que o talhão 2 foi monitorado! As pragas devem ter reduzido muito a produtividade! A frequência com que as informações devem ser coletadas é fundamental. De nada adianta ter uma informação de monitoramento de pragas de um talhão de 20 dias atrás, por exemplo.
Vamos supor que você deixasse sua carteira aberta em cima da mesa com R$ 100.000,00 disponíveis para gastar entre cinco pessoas na fazenda, sendo que a cada retirada basta deixar, se quiser, um papelzinho anotado com a quantidade. Será que você conseguiria fazer um relatório de quem retirou e no que foi gasto?
É notório que muitas fazendas têm gerenciado seu estoque desta forma. É comum ouvir alguma história como esta: "Preciso de mil litros do inseticida T para pulverizar amanhã aqueles talhões. O agrônomo recomenda, com base na sua planilha, mas quando vai executar no outro dia, recebe uma informação que não tem mais disponível.” Se não registrar a informação na hora, além dos problemas operacionais que são óbvios, se gasta um tempo enorme com contagens de estoque, além de criar um clima de desconfiança entre a equipe.
Em resumo, o momento em que a informação é registrada é fundamental para aumentar a confiança da informação e a segurança da equipe.
A informação é poder, e ela traz o benefício de inovar a gestão de operações nas fazendas. A informação entrega o poder às equipes operacionais sobre as ameaças de pragas, doenças, ervas daninhas, a performance e a forma com que os insumos estão sendo aplicados no campo.
Receber estas informações em um tempo aceitável e que elas cheguem até os tomadores de decisão para facilitar o processo de decisão são fundamentais para que melhore o tempo de resposta às ameaças no campo e se evitem perdas e custos desnecessários.
As informações bem organizadas podem medir se os objetivos da sua fazenda estão sendo cumpridos, por exemplo, “zero erro no estoque”, ou “melhorar o timing das pulverizações”, são alguns exemplos. Em uma fazenda que tenha registros bem estruturados, com uma rotina bem clara e definida, fica fácil entender, por exemplo, se o consumo de defensivos está dentro do planejado ou se os controles de lagartas estão sendo eficientes.
Ser capaz de medir os objetivos através de informações de manejo pode criar uma atmosfera de aprendizado na sua fazenda. Os dados organizados e confiáveis levam a importantes discussões entre a equipe técnica. Como exemplo, o agrônomo percebe um índice de pragas muito acima do normal, mesmo realizando todas as pulverizações no tempo correto, com as doses certas. Ele se reúne com a equipe de monitores de pragas e os responsáveis pela pulverização para entender se a operação foi bem executada. Cruzando os dados com a fenologia, a pluviometria e os horários de pulverização, eles chegam à conclusão de que se deve mudar o período do dia para ter melhor eficiência no controle. Isto gera uma ótima oportunidade para treinar os funcionários sobre como fazer as coisas diferentes e ter uma melhor performance.
É comum ouvir de produtores, que usam um software para gerenciar seu manejo como o Farmbox, que a equipe técnica da fazenda sente-se mais confiante, que há uma melhor comunicação e que, ao invés de ficar preenchendo planilhas, tem mais tempo para olhar aquilo que é realmente importante.
O crescimento e o sucesso da sua propriedade serão determinados pela consistência nos resultados. E estes resultados só poderão ser atingidos se eles tiverem sido registrados e medidos para que a sua equipe constantemente atinja as metas e os alvos desejados.
Alexandre Figueiredo Fachinello, Checkplant Sistemas S.A
Artigo publicado na edição 169 da Cultivar Máquinas
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura