Equipamento Rip Strip para preparo do solo

Rip Strip é capaz de realizar numa única passada corte dos restos culturais, preparo da linha de semeadura e escarificação do solo

22.04.2020 | 20:59 (UTC -3)

Implemento bastante utilizado nos Estados Unidos, mas ainda pouco conhecido no Brasil, o Rip Strip é capaz de realizar numa única passada corte dos restos culturais, preparo da linha de semeadura e escarificação do solo. 

O Rip Strip RS4L é um equipamento de preparo de solo em desenvolvimento no Brasil, porém, já muito conhecido e um campeão de vendas nos Estados Unidos, onde foi desenvolvido pela KMC - empresa americana com quase 50 anos. No Brasil, esse equipamento será fabricado e distribuído pela KBM – Equipamentos Agrícolas, empresa de Dumont que desde 2011 tem contrato de parceria com a KMC para este e demais equipamentos voltados principalmente para cultura de amendoim.

O Rip Strip promove, em uma única passada, o preparo localizado da linha de semeadura sobre a palhada - com espaçamento entre hastes regulável entre 0,76m e 1,02m - por meio do corte simultâneo dos restos da cultura anterior, e o revolvimento do solo mediante escarificação.

Este preparo do solo, chamado de manejo conservacionista, traz benefícios tanto ao produtor quanto ao solo, como redução do número de operações e consequente diminuição de custos, proporciona proteção contra erosão e perda de umidade, dentre outras vantagens. Enquanto isso, o preparo convencional utiliza-se de práticas mais agressivas, o que gera uma série de desvantagens, como degradação do solo por sua elevada mobilização, decomposição mais rápida da matéria orgânica, erosão do solo por ausência de cobertura vegetal e maior compactação pelo elevado tráfego de máquinas na área.

Para conferir o funcionamento do Rip Strip, uma equipe do Laboratório de Máquinas e Mecanização Agrícola, da Unesp Jaboticabal, trabalhou com o equipamento sobre a palhada de milho no preparo do solo para o cultivo de amendoim, que tem como prática a implantação em solo sob preparo convencional. No teste foi utilizado um trator de 170cv, equipado com direcionamento automático por meio de piloto hidráulico com navegação via satélite (posicionamento cinemático em tempo real, RTK). O sinal de correção RTK foi enviado via rádio UHF, emitido por uma base fixa (torre), com a finalidade de facilitar o direcionamento das linhas de semeadura sobre as linhas do preparo com o Rip Strip. Dependendo das condições do solo, a demanda de potência para tracionar este equipamento está em torno de 20cv a 35cv por linha.

O equipamento pode ser utilizado para o preparo da área na implantação de várias culturas, sendo necessárias algumas regulagens em seus diversos componentes. Dentre elas, pressão de molas, localizadas acima do disco de corte e do rolo destorroador, regulagens dos discos corrugados e ondulados podem ser realizadas por meio de angulações – abrindo ou fechando os mesmos, para maior ou menor movimento do solo junto à linha de semeadura.

Solo preparado em condições de baixa umidade.
Solo preparado em condições de baixa umidade.
Solo preparado em condições de umidade adequada.
Solo preparado em condições de umidade adequada.

O equipamento é acoplado ao sistema hidráulico de três pontos do trator e possui componentes que desempenham funções específicas. A seguir, será descrito cada um dos componentes que compõem o equipamento.

Disco de corte: possui diâmetro de 24” e tem a função de cortar a palhada da cultura anterior. Em testes realizados, o mesmo obteve ótimo resultado em palhada de cana-de-açúcar e também nos restos culturais de milho.

Discos dentados: o par de discos está localizado nas laterais do disco de corte, deslocados para trás, com função de remover a palhada da linha para posterior semeadura, formando uma faixa de mais ou menos 20cm de largura. Este disco trabalha perpendicular ao solo e pode ser deslocado em até 45 graus em relação ao sentido do deslocamento, possibilitando ou não a retirada da palhada.

Haste/ponteira: possui a função de mobilização do solo, pode trabalhar entre 20cm e 45cm de profundidade, dependendo da condição do solo. As hastes possuem um sistema de molas que atuam como mecanismo de segurança e garantem uma pressão de até 250kg. A ponteira da haste (órgão ativo) possui 4,8cm de largura por 16cm de comprimento, pode-se mudar para ponteiras mais largas. Para a semeadura do amendoim, a haste deve ficar de 20cm a 25cm de profundidade no solo (ou mais se ocorrer compactação) e recomenda-se o espaçamento de 90cm entre hastes.

Discos corrugados: o par de discos de 9” pode trabalhar lado a lado ou um ligeiramente à frente do outro, dependendo da condição do solo e da palhada. Trabalham na área do solo mobilizado pela haste e possuem regulagem de angulação com finalidade dedirecionar mais ou menos solo na linha de semeadura.

Discos ondulados: o par de discos, com aproximadamente 11”, proporciona a quebra dos torrões formados pela haste.

Rolo destorroador/nivelador: possui 50cm de largura e completa a função de destorroamento dos discos ondulados, proporcionando também o nivelamento da faixa preparada.

A barra de chassi do Rip Strip possui outra característica relevante, liga os componentes móveis e ativos do equipamento e está dividida em duas partes. Cada parte possui duas linhas de cultivo, ou seja, cada parte trabalha de forma independente para acompanhar a declividade do terreno (sistema pantográfico).

Componentes do Rip Strip: destino de corte (1), discos dentados (2), haste/ponteira (3), discos corrugados (4), discos ondulados (5) e rolo destorroador/nivelador (6).
Componentes do Rip Strip: destino de corte (1), discos dentados (2), haste/ponteira (3), discos corrugados (4), discos ondulados (5) e rolo destorroador/nivelador (6).

Por fim, vale ressaltar que, independentemente do equipamento a ser utilizado, é sempre recomendado que se opere em condições adequadas, fazendo as regulagens específicas para cada situação encontrada, como: umidade do solo, cultura, tipo de solo, relevo, entre outros, pois interfere diretamente na qualidade da operação realizada e, ao final, reflete na produtividade da cultura.

O sistema de preparo do solo é composto por seis diferentes componentes, cada um responsável por uma função específica.
O sistema de preparo do solo é composto por seis diferentes componentes, cada um responsável por uma função específica.


Carlos Eduardo A. Furlani, Franciele Morlin Carneiro, Lucas Augusto da Silva Girio, AntonioTássio S. Ormond, Elizabeth HarunaKazama, Aline Spaggiari Alcântara, Cristiano Zerbato, Laboratório de Máquinas e Mecanização Agrícola - Lamma


Artigo publicado na edição 153 da Cultivar Máquinas. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024