Surge no radar um acordo comercial com os EUA
Resumo do agro em julho e os cinco pontos selecionados para agosto
A nova série de tratores fruteiros da Valtra, A3F, chega ao mercado com quatro modelos de 69cv a 99cv, trazendo diversas opções de transmissão, incluindo possibilidade de reversor, e cabine original de fábrica
Algumas culturas podem ter necessidades de máquinas e implementos bastante específicos. Café, hortaliças, laranja e citros em geral, demandam tratores com dimensões menores devido ao adensamento das galhadas e do espaço restrito para operação. Apostando num mercado que, apesar de trabalhar com máquinas de menor porte demanda cada vez mais conforto e tecnologia, a Valtra renovou sua antiga linha de tratores fruteiros e traz novidades para os produtores dessas culturas.
A série dispõe de quatro modelos: A63F, A73F, A83F e A93F com potências máximas de 69cv, 79cv, 89cv e 99cv, respectivamente. As máquinas já eram equipadas com os motores AGCO Power de três cilindros, no entanto, trazem agora a nova geração de motores eletrônicos da marca. Todos os modelos são oferecidos nas versões plataformadas e cabinadas, essa última uma novidade para a linha.
A marca segue sua estratégia de incluir motorização eletrônica para tratores de baixa potência, atendendo à nova fase da norma Proconve MAR-1, que entrou em vigência no início desse ano. A implementação da tecnologia no segmento até então é inédita no Brasil, embora seja comum nos tradicionais tratores europeus, onde a norma de regulagem de emissões é ainda mais avançada. Para atender à norma, o motor conta o sistema iEGR de recirculação de gases.
Os motores AGCO Power 33 CWC3, de três cilindros e turbo intercooler, garantem potências de 69cv a 99cv, sendo este último modelo o de maior potência na categoria de fruteiros. Uma máquina com essa potência permite o uso dos maiores implementos destinados a esses cultivos e ainda em condições mais severas.
Em outras matérias já foram explorados os benefícios dos novos motores AGCO Power, entre os principais estão a otimização da injeção de combustível; a otimização da pressão de injeção mesmo em baixas em baixas rotações; o modo de segurança e os códigos de erro informando onde se encontra o problema. Todas essas características possibilitam trabalhar em rotações mais baixas, tornando o motor mais econômico e com respostas mais rápidas, aumentando eficiência e rendimento na operação.
As culturas destinadas aos tratores fruteiros têm tratos e trabalhos muito complexos, demandando transmissões versáteis e com escalonamento de marchas para atender a faixas de trabalhos diferentes das usuais em tratores agrícolas. Em baixas velocidades, com o uso de redutor, operações como poda e encanteiramento são realizadas. A partir de 6km/h até 12km/h são realizadas pulverizações e transporte de bens. Para atender às mais diversas necessidades do agricultor, a linha A3F conta com quatro opções de transmissão e opção de redutor para uma delas.
A transmissão básica dispõe de 8 velocidades à frente e 4 a ré, totalmente sincronizada. A transmissão com redutor de velocidades apresenta 12 velocidades à frente e 8 a ré, sendo que inicia na gama reduzida na faixa de 0,45km/h, ideal para operações de colheita, podas, recolhimento e triturações. Com essa transmissão, com terrenos de topografia favorável é possível fazer pulverizações e demais operações que necessitam de mais velocidades.
Outra opção, além do redutor e transmissão standard, é a escolha do multiplicador, essa configuração dobra o número de velocidades, oferecendo 16 opções de marchas à frente e 8 à trás. A opção dessa configuração torna a transmissão com um escalonamento perfeito, onde cada velocidade possível ser alcançada por, no mínimo, duas marchas, e, em alguns casos, por até 4 marchas diferentes. Essa disponibilidade oferece diversas opções para o operador encontrar a marcha que melhor lhe atende, tornando uma máquina versátil e econômica, principalmente nas operações de pulverização.
E por fim, uma opção bastante versátil e cada vez mais presente na categoria, é a transmissão com reversor mecânico. Com 12 velocidades à frente e 12 à ré, o escalonamento foi pensando para manter uma alta disponibilidade de velocidades, tanto com velocidades baixa como altas. Além de um bom escalonamento, a transmissão com reversor torna a operação mais ágil e fácil, se tornando um excelente diferencial.
Um dos grandes destaques da Série A3F é o excelente raio de giro, na nova geração é possível durante a operação em pomares, sair de uma rua e entrar logo na próxima, aumentando a produtividade e reduzindo número de manobras.
O sistema hidráulico da série A3F merece destaque por sua capacidade de vazão e capacidade de levante. Em versões com vazão de 42L/min, o trator pode ser equipado com dois ou três válvulas de controle remoto. A opção de alta vazão, com 55L/min é equipada com três corpos, sendo um deles destinado a fluxo contínuo de acionamento eletro-hidráulico e ajuste de vazão, um destaque de série, recomendado para operações cujo os implementos dispõe de motores hidráulicos. Essas configurações permitem o trator operar com qualquer implemento da categoria. O levante hidráulico, com capacidade para 3.135kgf no olhal, se destaca por ser o maior da categoria, com excelente geometria.
A série dispõe de duas opções de velocidades: 540rpm e 540/540Econômica rpm, dependendo da versão do modelo. Equipados com um eixo de seis estrias, o acionamento é feito eletromecanicamente do posto de operação, através de uma alavanca localizada no painel da máquina para a versão plataformada. Já a versão cabinada, conta com o acionamento eletro-hidráulico.
O ambiente do operador é outro ponto de grande importância na nova linha. Com uma plataforma completamente plana e espaçosa, degraus possibilitando um fácil acesso e comandos ergonomicamente dispostos no entorno do operador, dentro do segmento a série A3F propicia um alto nível de conforto, mesmo sendo um trator compacto. Outro diferencial é a posição das alavancas da transmissão localizadas lateralmente, que oferecem maior conforto e facilidade na troca de marchas.
A versão cabinada de fábrica é uma novidade da linha, quando comparada à linha antiga. As cabines Valtra são reconhecidas pelo seu alto padrão de design, ergonomia e acabamento, e a série A3F segue a tradição finlandesa de design, com soluções brasileiras focadas no segmento. Com design moderno e espaçosa, a cabine oferece o maior conforto da categoria. A ampla área envidraçada, devido aos pilares estreitos, permite uma visualização perfeita da cultura e da aplicação.
Todas as versões, plataformadas e cabinadas, contam com ajuste basculante da coluna de direção, aumentando o espaço para entrada e saída do ambiente do operador e permitindo um ajuste mais ergonômico, conforme a preferência do operador, com porta USB e porta objetos. O painel de operação também foi renovado para o padrão das linhas novas. Nele se encontram um novo display, informando rotação do motor, horímetro, códigos de erro do motor e o consumo instantâneo. Diversas ferramentas que possibilitam um maior gerenciamento para o operador.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura