Artigos

A importância da nutrição complementar no combate à broca da cana

22/12/2021

A Diatraea saccharalis, popularmente conhecida como broca da cana-de-açúcar, é uma doença recorrente nos canaviais causada pela presença de larvas na cultura, que viram lagartas e dirigem-se ao colmo da cana. Além de comprometer a qualidade da produção, por meio das aberturas deixadas pela praga, os fungos penetram na estrutura vegetal, originando infecções que comprometem o desenvolvimento da cultura.

Estima-se que até 5 bilhões de reais são perdidos anualmente devido a essa praga no Brasil. Nesse período final do ano, estamos entrando em um momento crucial para a proteção dos canaviais contra a broca da cana-de-açúcar, já que a expectativa de altas temperaturas e maior quantidade de chuvas tornam o ambiente canavieiro ideal para a proliferação das larvas.

A broca da cana-de-açúcar é umas das pragas-chaves da cultura por estar presente em todo o território brasileiro. Sua presença em campo acarreta danos diretos e indiretos, afetando drasticamente a produtividade e os índices de açúcar e etanol do canavial. Dados recentes mostram que 1% de intensidade de infestação final de broca pode causar perdas de até 2,90% em produtividade.

Apesar da pouca literatura sobre o tema, sabemos que uma planta nutricionalmente equilibrada consegue ativar defesas contra pragas e doenças. É importante atentar-se à nutrição do canavial, visto que já existe comprovação científica e em campo de que o uso de aminoácidos de qualidade auxilia o metabolismo da planta a resistir melhor a situações de estresse. Dessa forma, um manejo integrado que consegue reunir uma boa nutrição complementar ao uso correto de defensivos evita perdas de produtividade, preservando a sanidade do canavial.

Raíza Machado é engenheira-agrônoma, especialista em Gestão Comercial e Gerente Regional de Cana-de-açúcar da Ubyfol

Raíza Machado

Ubyfol

Revista Cultivar

 

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

Grupo Cultivar de Publicações LTDA

 

Rua Sete de Setembro, 160

Centro, Pelotas | CEP 96015-300

+55 53 3028.2000 | 3028.2070

contato@grupocultivar.com