Zona Sul forma Comitê Florestal Regional

14.12.2010 | 21:59 (UTC -3)

A partir de quarta-feira (15) a região de Pelotas/RS contará com um Comitê Florestal Regional, uma nova ferramenta para estimular o desenvolvimento econômico sustentável da Zona Sul. O comitê será uma das bases do Programa Florestal do Rio Grande do Sul, que promove e coordena ações para o progresso e melhoria da competitividade da cadeia produtiva de base florestal. A reunião para formação do Comitê Florestal Regional da Zona Sul/Pelotas começa às 8h30min, na sede do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da empresa Fibria, localizada junto a BR 116, no município de Capão do Leão.

 

Integrarão a iniciativa representantes da Emater/RS-Ascar, Fibria, Governo do Estado, Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) e secretarias da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa), do Meio Ambiente do Estado (Sema) e do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais (Sedai). O Comitê da Zona Sul é um dos dez grupos regionais que integram o Programa Florestal do Rio Grande do Sul, constituído também pelo Comitê Gestor Central e pelo Comitê Técnico Central.

 

O braço regional do Programa vai estruturar arranjos produtivos de base florestal locais e regionais, visando aumentar a geração de emprego e renda, melhorar a qualidade de vida da comunidade, conservar o meio ambiente, contribuir para a recuperação de áreas de preservação permanente, degradadas e de reserva legal. O extensionista da Emater/RS-Ascar, Evair Ehlert, classifica a iniciativa como louvável. “Vamos unir todos os setores - ensino, pesquisa, extensão, governo, empreendedores e consumidores - em um mesmo ambiente para conversarmos sobre as ações necessárias para organizar e desenvolver este setor”, resume.

 

A meta final desta ação é promover o manejo sustentável e a adequação legal e ambiental da propriedade, a ampliação de plantios e a modernização na transformação da matéria-prima florestal, para agregar valor e integrar os diferentes atores envolvidos neste processo.

 

A reunião de quinta-feira começa com a entrega das indicações dos representantes de cada instituição, seguida do pronunciamento de autoridades. Às 9h será apresentado o Programa Florestal do RS, e em seguida será formado oficialmente o Comitê Florestal Regional.

 

Patrícia Strelow

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar

release@emater.tche.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025