Sementes Biomatrix lança sorgo com redução de lignina
A ZF Sistemas de Eixos e Transmissões Fora-de-Estrada acaba de superar a marca de 250 mil eixos agrícolas produzidos no Brasil. O eixo de número 250 mil é o AS 3065, um dos modelos mais fabricados pela empresa no País.
A produção de 250 mil eixos agrícolas é a maior já alcançada por um fabricante nacional e consolida a liderança do Grupo ZF, presente no País há 50 anos. Desde a produção da primeira transmissão, em 1981, e do primeiro eixo dianteiro tracionado para máquinas agrícolas, em 1985, para o trator MF 296 da Massey Ferguson, a empresa participa ativamente deste importante mercado, sendo também líder no fornecimento de transmissões para colheitadeiras.
“Estamos muito felizes com a marca alcançada porque consolida a posição da ZF como a principal fornecedora de eixos para tratores produzidos no Brasil. Esta posição de destaque foi conquistada ao longo de muitos anos de trabalho no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia, durabilidade e de uma ampla e sólida rede de serviços em todo o País. Hoje, possuímos participação de mais de 50% no mercado nacional de máquinas agrícolas”, destaca Antonio Carlos Garcia, diretor da ZF Sistemas de Eixos e Transmissões Fora-de-estrada.
A Divisão ganhou ainda mais relevância no Grupo ZF, no Brasil e no mundo, nos últimos anos porque transformou-se em centro de competência mundial para o desenvolvimento de eixos dianteiros tracionados e transmissões sincronizadas para tratores, conjuntos completos de transmissão e redutores de rodas (driveline) para colheitadeiras.
“Passamos a desenvolver e fornecer eixos e também transmissões e redutores finais para colheitadeiras para clientes ZF em todo o mundo”, explica Antonio Carlos Garcia.
Crescimento em compasso com a agricultura brasileira
O crescimento da atuação da ZF no segmento agrícola mistura-se com a história da agricultura brasileira, mais precisamente com a expansão e modernização da cultura canavieira, na década de 70, para atender às necessidades do Proálcool - programa nacional de substituição e complementação dos combustíveis derivados do petróleo pelo álcool anidro - e com a expansão da fronteira agrícola na região Centro-oeste, com as culturas de soja e cereais.
Naquela época surgia a necessidade por equipamentos mais modernos, eficientes e potentes para atender às novas áreas de cultivo. O eixo dianteiro tracionado passou a ser essencial para que os tratores pudessem puxar os novos implementos e executar as operações mais pesadas.
Desde 1980, a ZF passou a produzir, em sua unidade de Sorocaba, os primeiros modelos. Em 1985, lançou a família APL, para tratores Massey Ferguson e Valmet. Esses eixos tracionados permitiram a produção local de máquinas agrícolas de maior potência e revolucionaram o conceito de produtividade no País.
Nestes quase 30 anos, a ZF forneceu componentes para todos os principais fabricantes brasileiros de tratores e colheitadeiras. Hoje, os componentes da ZF equipam máquinas das marcas Massey Ferguson, Valtra, John Deere, New Holland, Agrale e Ursus, exportando também para New Holland (Polônia), RSM (Rússia), ITMco (Irã), Pronar (Polônia), Erkunt (Turquia), além das vendas dentro do Grupo (Estados Unidos e Alemanha).
Fonte: Secco Consultoria de Comunicação - 11 5641-7407
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura