Yara e Stara firmam parceria para distribuição de licenças de uso de aplicativo

Projeto tem como objetivo apoiar produtores de milho e de trigo a aumentarem sua produtividade enquanto mantém seus custos

03.05.2022 | 12:53 (UTC -3)
Diego Mendonca

A Yara e a Stara anunciam a distribuição gratuita de licenças de uso por um ano do Atfarm, ferramenta de Agricultura de Precisão da Yara, para clientes Stara que produzem milho e trigo. Com a tecnologia, os produtores poderão realizar o monitoramento de seus cultivos e aplicar fertilizantes nitrogenados em taxa variável, aumentando sua produção e, consequentemente, impactando sua rentabilidade.

“O produtor rural vem sentindo o impacto da crise e o estresse na cadeia do alimento, e a democratização de tecnologias de Agricultura de Precisão pode ajudá-lo a aumentar sua produtividade, impactando positivamente na sua rentabilidade. Na Yara, nosso objetivo é sermos a parceira preferida dos nossos clientes, e isso passa pela oferta de soluções de alto valor agregado e de serviços, como o Atfarm”, disse João Benetti, Diretor Comercial da Yara Brasil.

A Stara é pioneira no Brasil no desenvolvimento e comercialização das tecnologias para a Agricultura de Precisão. “O nosso primeiro produto a entregar soluções tecnológicas foi a linha de distribuidores Hércules, pioneiros do Brasil na realização de distribuição à taxa variável, gerando economia de fertilizantes e incremento de produtividade. Juntos com a Yara, já trabalhamos há 12 anos e agora somos parceiros nesse novo projeto”, afirma Cristiano Buss, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Stara.

“O projeto Nutrir o Brasil vai proporcionar o aumento da eficiência das curvas de calibração na prescrição e otimização do uso de Nitrogênio. Juntos damos mais esse importante passo ao levar essa possibilidade há muitos produtores com os distribuidores da Stara. Sermos parceiros em um projeto como esse é muito gratificante”, afirma Márcio Fülber, Diretor Comercial da Stara.

As empresas têm como objetivo atingir até 5.000 produtores rurais, que terão acesso as funcionalidades do Atfarm e poderão criar mapas de aplicação nitrogenada em taxa variável, racionalizando o uso de fertilizantes e otimizando a eficiência do Nitrogênio, nutriente que é altamente relacionado com o impulsionamento da produtividade de culturas. Os resultados médios de ganho de produtividade são da ordem de 10%, nas pesquisas realizadas utilizando as curvas de calibração, o que representa aumentar a produtividade em 5 sacas por hectare em trigo e 10 sacas por hectare em milho, sem aumentar o custo do produtor, pois mantém a quantidade total de Nitrogênio aplicada.

“A Yara está comprometida em promover a transformação do setor por meio da digitalização. Por isso, investimos cada vez mais em inovação aberta e ferramentas digitais inovadoras e eficientes em termos de recursos para que os agricultores possam produzir mais, otimizando os recursos que já têm e assim, cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza com escolhas inteligentes e de baixo carbono”, comenta Chantal Ghannam, Diretora de Soluções Digitais da Yara.

“Estamos dando mais um grande passo através da parceria com a Yara e mostrando que realmente a taxa variável é uma excelente ferramenta para potencializar a produtividade. Com isso levaremos mais opções aos produtores parceiros da Stara, que vão produzir mais e economizar insumos, se traduzindo na satisfação dos nossos clientes”, finaliza o Diretor-presidente da Stara, Átila Stapelbroek Trennepohl.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024