Yara e NYK avançam no transporte marítimo sustentável

As companhias concluiram o 1º acordo de time charter do mundo para transportador de gás médio alimentado por amônia

10.02.2025 | 10:06 (UTC -3)
Yara International

A Yara Clean Ammonia, a maior distribuidora de amônia do mundo, assinou um contrato de fretamento por tempo (time-charter) com a Nippon Yusen Kabushiki Kaisha (NYK) para um transportador de gás médio alimentado por amônia (AFMGC) a ser entregue em novembro de 2026.

“Nossa colaboração bem-sucedida com a NYK nos permite não apenas cumprir com as regulamentações futuras relacionadas às emissões de CO2 de embarcações marítimas, mas também nos ajuda a garantir que nossos clientes possam receber amônia limpa compatível com a intensidade de carbono em toda a nossa cadeia de suprimentos, do poço à esteira”, diz Murali Srinivasan, vice-presidente comercial sênior da Yara Clean Ammonia.

Desde 2021, a Yara Clean Ammonia e a NYK estudam em conjunto a aplicação prática de um transportador de gás de amônia alimentado por amônia, e as empresas agora concluíram o primeiro contrato de fretamento por tempo do mundo para um AFMGC, o tipo mais popular de embarcação para o transporte marítimo internacional de amônia.

“Estou satisfeito por ter concluído este contrato de fretamento que nos dará grande flexibilidade para gerenciar as emissões de carbono e a intensidade de carbono do produto. Estou ansioso por uma cooperação bem-sucedida na operação desta nova tecnologia com sua melhor eficiência”, diz Csaba Laszlo, vice-presidente de comércio e transporte de amônia da Yara Clean Ammonia.

O uso de um AFMGC contribuirá muito para reduzir significativamente as emissões de GEE do transporte marítimo e desenvolver uma cadeia de suprimentos de amônia, fornecendo um meio de transporte de amônia mais ecológico à medida que a demanda por uso de amônia no setor de energia, combustível marítimo e similares cresce.

“Em novembro de 2023, lançamos a ‘NYK Group Decarbonization Story’ declarando uma meta de atingir emissões líquidas zero de GEE até 2050. Estamos desenvolvendo uma embarcação movida a amônia porque acreditamos que o uso de combustíveis alternativos, especialmente amônia, é essencial para atingir a meta líquida zero. Estamos muito satisfeitos por termos concluído este contrato de fretamento por tempo com a Yara Clean Ammonia, a maior empresa de amônia do mundo, que avaliou muito bem o AFMGC que desenvolvemos com nossas empresas parceiras como uma embarcação abastecida de última geração. Continuaremos a trabalhar com a Yara na construção de uma cadeia de suprimentos de amônia de vários aspectos, não apenas no transporte marítimo de amônia", diz Hironobu Watanabe, Managing Executive Officer da NYK.

Esboço da embarcação

Tipo de embarcação: Transportador de gás médio alimentado por amônia de 40.000 m³

Entrega: novembro de 2026

Comprimento total: 180,00 m

Largura: 32,00 m

Profundidade moldada: 18,45 m

Bandeira: Japão

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