Yanmar fecha 2024 com expansão no mercado de tratores

Até outubro, marca já atingiu 11% de market share; a meta é chegar a 14% até o final do ano

19.12.2024 | 14:59 (UTC -3)
Kelly Moraes, edição Revista Cultivar

Em um ano desafiador para o setor agrícola, marcado pela alta das commodities e flutuações cambiais, a multinacional japonesa Yanmar - fabricante de máquinas e soluções para diversos setores da indústria brasileira, entre eles, o setor agrícola -, obteve um desempenho notável no mercado de tratores.

De janeiro a outubro, a empresa já alcançou 11% de crescimento no market share. Até dezembro, prevê atingir 14%, consolidando-se entre as cinco principais marcas nacionais de máquinas agrícolas.

"Apesar dos desafios econômicos e setoriais, conseguimos manter uma trajetória sólida de crescimento, principalmente devido à forte atuação da nossa rede de concessionárias e às parcerias com cooperativas e bancos, que têm viabilizado o acesso ao crédito para os produtores no financiamento de nossas máquinas", conta Welinton Silva (na foto), coordenador de Desenvolvimento de Rede da Yanmar South America.

"Além disso, nosso foco na nacionalização de produtos e na manutenção dos preços estáveis, mesmo com a alta do dólar, foi essencial para garantir a competitividade da marca".

Com o setor agrícola representando mais de 60% do faturamento total da empresa, a marca destaca que entre os modelos de tratores mais vendidos em 2024 estão os de 26, 75, 80 e 90 cavalos de potência, com um crescimento expressivo especialmente no modelo de 105 cavalos, que passou a ser comercializado este ano. A estratégia de nacionalização, com a maior parte do portfólio já fabricado no Brasil ou com ex-tarifário, também ajudou a impulsionar os resultados.

Projetos para 2025: crescimento sustentável e expansão

Para 2025, a Yanmar tem uma projeção de crescimento mais moderado, estimando um aumento de 5% nas vendas. A empresa continuará a expandir seu portfólio com o lançamento de um trator com 125 cavalos de potência, um novo sistema de monitoramento remoto que passa a integrar as linhas de tratores Solis, e ainda, pela entrada no mercado de implementos agrícolas que a marca passará a ofertar. A reestruturação do consórcio de máquinas para melhores condições de crédito e de financiamento também contempla os planos, juntamente com a expansão da rede de concessionárias.

“Em 2024 saltamos de 72 lojas para 80 e queremos chegar a 90 no próximo ano. E para melhorar ainda mais o atendimento aos clientes, também investiremos em melhorias logísticas. O objetivo é reduzir os prazos de entrega de nossas máquinas. Com essas ações, estamos confiantes de que iremos colher bons frutos no futuro. Todas essas iniciativas irão fortalecer nossa presença no mercado, uma vez que buscamos oferecer aos nossos clientes ainda mais agilidade, inovação e novas soluções para o campo", finaliza o coordenador de Desenvolvimento de Rede.

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