Workshop vai reunir instituições que atuam na conservação e uso sustentável de recursos genéticos no Brasil

04.07.2011 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Diniz

Começa na próxima segunda-feira, dia 04 de julho, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), em Campinas, SP, o Workshop de Curadores de Germoplasma do Brasil, que se estende até o dia 06 de julho. O evento é promovido pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária todos os anos desde 2007 com o objetivo de reunir os responsáveis por recursos genéticos de plantas, animais e micro-organismos no Brasil para trocar informações e experiências sobre as atividades de pesquisa, envolvendo coleta, intercâmbio, caracterização, conservação e documentação de recursos genéticos, além de debater outros assuntos relevantes, como por exemplo, as legislações relacionadas a essas pesquisas no Brasil, incluindo o Tratado Internacional sobre Recursos Fitogenéticos para Alimentação e a Agricultura (TIRFAA). Este ano, o Workshop está sendo realizado em parceria com a APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e vai reunir diversas OEPAs – Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária que atuam na área de recursos genéticos.

Essa aproximação é muito importante, como explica a Supervisora do Sistema de Curadorias da Embrapa e pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Marília Burle, pois todas essas instituições atuam na conservação de recursos genéticos ao longo dos últimos 40 anos. A Embrapa possui hoje aproximadamente 195 coleções, incluindo plantas, animais e micro-organismos e as OEPAs e Universidades mantêm 243. “A união entre todas as instituições que atuam na conservação e uso sustentável de recursos genéticos ligados à cadeia produtiva é fundamental para garantir a segurança alimentar, especialmente se considerarmos que o Brasil é um país de megabiodiversidade e um importante produtor mundial de alimentos”, enfatiza a pesquisadora.

Ela acredita que o evento trará excelentes resultados, já que a conexão entre as instituições envolvidas com os recursos genéticos no Brasil impacta diretamente no fortalecimento das ações de conservação desses acervos no país. “Esse vai ser o primeiro exercício de gestão integrada das coleções de recursos genéticos e esperamos que resulte na melhor definição de demandas e prioridades para as pesquisas brasileiras, maximização de utilização de recursos e compartilhamento de informações”, afirma Burle.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025