Instituto Phytus participa do Congresso de Fitopatologia
Na última segunda-feira (23) iníciou o “Workshop Nacional Mais Alimentos”, uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e que envolve a Embrapa, a Emater e a Secretaria da Agricultura Familiar do MDA.
Até quinta-feira (26), técnicos de todo o Brasil irão avaliar as atividades executadas desde 2009 e planejar a continuidade do Programa Mais Alimentos até 2012, discutindo gargalos, entraves e soluções para fortalecer estratégias de atuações integradas.
O Programa Mais Alimentos tem o objetivo de disponibilizar tecnologias agrícolas através da aliança entre a Embrapa e a Emater. Foi criado no contexto da crise dos alimentos que o Brasil enfrentou no início de 2008 onde a inflação dos alimentos atingiu patamares elevados.
A iniciativa envolveu 66.728 pessoas, entre elas, extensionistas, técnicos e produtores em mais de 1.500 ações (cursos, palestras, capacitações, entre outros) além da criação de 627 mini-bibliotecas voltadas para técnicos e agricultores.
A Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ), por exemplo, capacitou mais de 70 técnicos e produtores em pós-colheita e processamento mínimo de frutas e hortaliças, produção de doces de frutas, qualidade e padronização de frutas e hortaliças. “Surgiram entraves e teremos oportunidade de discuti-los no workshop para aprimorarmos as ações em 2011 e 2012”, afirmou Rodrigo Paranhos, analista da Embrapa Agroindústria de Alimentos.
O Workshop Nacional Mais Alimentos será realizado no hotel Golden Tulip, em Brasília. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (61) 3448 4522 ou (61) 3448 4147, com a supervisora do Programa Mais Alimentos, Lilian Pohl
Embrapa Agroindústria de Alimentos
(21) 3622 9739
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura