Petrobras adquire 50% de usina de biodiesel no Rio Grande do Sul
Quanto maior for o conhecimento sobre a forma como os neurônios humanos funcionam, maior será a capacidade de entender e acessar os sentidos que decidem os mecanismos do consumo. Para demonstrar como o uso da análise sensorial altera a vida das organizações e de suas linhas de pesquisas e inovações, o Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM traz o professor e doutor, Luigi Odello, especialista italiano nesta nova arte investigativa para a realização do workshop “Marketing Sensorial, do Consumidor ao Agricultor – a nova fronteira do agronegócio”, que acontecerá no dia 22 de julho, sexta-feira, na Pós-Graduação ESPM-SP.
Os alimentos e bebidas são totalmente impactados pelas percepções cerebrais dos consumidores. O leite pode ser tão ou mais decisivo do que o cacau para um bom chocolate, por exemplo, ou a máquina para obter um sabor mais apurado do café. Por isso, a análise sensorial é hoje um diferencial competitivo para a indústria de alimentos, bebidas, fibras, hortifruticultura, flores, e uma vasta rede de produtos oriundos do agronegócio.
O evento tem como objetivo, transferir habilidades do uso desta análise para o marketing oferecendo novas ferramentas que colaboram para o desenvolvimento de ações de comunicação inovadoras e eficazes com o uso das ferramentas da internet, catálogos e etiquetas que auxiliem os clientes a conhecer todas as qualidades de um produto.
Como comprovar valor com a análise sensorial num ambiente competitivo e sua importância na construção do “branding”, a maneira como as conclusões investigativas dos sensores podem alterar toda a cadeia de valor dos produtos, apresentação de cases concretos do uso do marketing sensorial na Europa, e a melhor forma de aplicar esse conhecimento na realidade brasileira são questões que também serão trabalhadas no decorrer do workshop.
O palestrante Luigi Odello é professor de Análise Sensorial da Universidade de Verona, Udine e Sagrado Coração, na Itália. É presidente do Centro Assaggiatori (Centro de Degustação), a unidade mais avançada sobre o assunto neste país, e secretário-geral do Istituto Nazionale Espresso Italiano (Instituto Nacional do Expresso Italiano) e do Istituto Internazionale Assaggiatori Caffé (Instituto Internacional de Provadores de Café). Odello também atua como diretor da revista “ L'Assaggio , dall'analisi sensoriale al piacere”.
Com carga horária de quatro horas, o programa é destinado a profissionais, executivos, empreendedores, prestadores de serviços, consultores e docentes de todas as regiões do país e que tenham interesse em melhorar a percepção do seu produto originado do agronegócio em relação ao seu cliente. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo site:
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura