Workshop debate mecanização de baixo impacto em cana

03.03.2009 | 20:59 (UTC -3)

O Centro de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE), em Campinas/SP, promove quinta-feira (05/03), das 8h30 às 18h, o Workshop Mecanização de Baixo Impacto para o Plantio Direto de Cana-de-açúcar. A proposta do evento, que se realiza no Auditório do Anel de Luz Síncrotron do Campus do CTBE/LNLS/MCT é debater formas de implantação do sistema de plantio direto nos canaviais.

Ao mesmo tempo, o Centro recém criado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) apresenta à comunidade científica e industrial seu programa de pesquisa na área de mecanização de baixo impacto (MBI) na cultura de cana-de-açúcar.

O plantio direto é um sistema diferenciado de manejo do solo usado com grande sucesso no Brasil em lavouras de soja, milho, feijão, trigo e arroz. Ele visa a uma maior sustentabilidade no campo devido ao menor tráfego de implementos agrícolas, ao plantio sem necessidade de aragem do solo e aos restos vegetais das colheitas mantidos sobre o terreno. Tais iniciativas reduzem o custo de produção, protegem o solo (contra compactação, perdas de nutrientes e erosão) e possibilitam um uso mais racional de água.

Entretanto, a implantação desse sistema na cana-de-açúcar enfrenta alguns obstáculos tecnológicos. Um dos principais é o desenvolvimento de uma máquina que consiga operar nos canaviais conforme os preceitos dessa técnica. Por isso, a fase inicial do projeto de MBI do Centro envolve a elaboração de uma estrutura de tráfego controlado (ETC) responsável por todos os processos do ciclo produtivo da cana.

Esse equipamento de bitola larga percorre um mesmo trajeto pré-definido em todas as fases de utilização. Com isso o tráfego de maquinário cai de 50 a 60% (mecanização atual) para menos de 10%. O projeto base de construção da ETC será apresentado e discutido no workshop.

O workshop debate os tópicos Plantio direto; Mecanização agrícola; Plantio de cana-de-açúcar; Manejo e compactação de solos e Pragas da cana com ênfase em pragas do solo associadas ao plantio direto.

A inscrição para o evento é gratuita e pode ser feita até amanhã (3),às 18h, pelo web site

. Por meio deste endereço também é possível se obter outras informações, acessar a programação e assistir à transmissão ao vivo no dia do evento.

Serviço:

Workshop Mecanização de Baixo Impacto para o Plantio Direto de Cana-de-açúcar

Data: 5 de março de 2009, das 8h30 às 18h.

Local: Auditório do Anel de Luz Síncrotron – Campus CTBE/LNLS

Rua Giuseppe Máximo Scolfaro 10.000, Polo II de Alta Tecnologia, Campinas (SP)

Informação: Luiz Paulo Juttel – (19) 3518.3119

Fonte: Agência MCT -

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025