Senar/ES oferece mais de 1660 vagas em treinamentos gratuitos
De 5 a 7 de outubro de 2010, acontece o III Workshop Brasileiro sobre Controle de Qualidade de Sementes, com o tema “Desafios tecnológicos dos atributos genéticos e sanitários das sementes”. O evento será realizado em Uberlândia/MG, no CDL- Convenções e Eventos, nos dias 05 e 07 de outubro. No dia 06 de outubro serão realizados mini-cursos e reuniões dos grupos temáticos que ocorrerão no campus Umuarama da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
No dia 8 de outubro, no campus da UFU, será realizada a Reunião conjunta de coordenadores e relatores dos grupos temáticos com a comissão organizadora e a comissão legitimada em plenária, para elaborarão do documento oficial do evento intitulado “Desafios Tecnológicos dos Atributos Genéticos e Sanitários de Sementes- Carta de Uberlândia 2010”
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), realiza o workshop em conjunto com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) e a Associação dos Produtores de Sementes de Minas Gerais (APSEMG).
A UFLA sediou as duas primeiras edições do workshop, em 1991 e 2001, das quais participaram representantes de todos os segmentos do setor sementeiro do país e cujos resultados contribuíram significativamente para ações decisórias relativas à efetivação da Lei de Proteção de Cultivares e da Lei de Sementes atual.
Na edição deste ano, haverá palestras, reuniões de grupos temáticos e minicursos, com participação de representantes das regiões produtoras, de segmentos do setor e de especialistas brasileiros e estrangeiros.
O objetivo é difundir conhecimentos básicos e técnicas avançadas aplicadas na área de sementes, promover discussões e traçar diretrizes para o desenvolvimento do setor sementeiro. O debate proposto para o evento visa levantar sugestões legítimas para subsidiar o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e demais segmentos públicos e privados na missão de desenvolver o setor. Serão discutidos e apresentados temas atuais fortemente sintonizados com as demandas tecnológicas e as referentes à organização do Sistema Nacional de Sementes e Mudas.
Os temas escolhidos convergem para uma preocupação mundial com a resposta de profissionais da área de sementes, em relação aos desafios impostos pelas mudanças climáticas que assolam o planeta, a segurança alimentar, a sustentabilidade e a biodiversidade. Essa preocupação está na declaração da segunda Conferência Mundial de Sementes, organizada pela Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), em 2009, e que propôs, dentre outras coisas, que os governos devem ser fortemente motivados a implementar um ambiente previsível, confiável, amigável e acessível para garantir que os agricultores tenham sementes de alta qualidade.
Mais informações no site www.abrates.org.br/wqsementes
Fonte: F&B Eventos
(43) 3025-5223
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura