Werner Baumann: “A Bayer está no caminho certo”

“No negócio agrícola em particular, vemos um ambiente de mercado muito mais positivo do que em anos anteriores"

29.04.2022 | 12:37 (UTC -3)
Christian Hartel

O Grupo Bayer foi operacional e estrategicamente bem-sucedido em 2021. “Conseguimos muito e há muitas boas notícias a relatar em relação ao nosso desempenho operacional, poder de inovação e sustentabilidade. A Bayer está no caminho certo”, disse Werner Baumann, Presidente do Conselho de Administração, na Reunião Anual de Acionistas virtual da empresa em Leverkusen na sexta-feira (29/4).

A Bayer também teve um início de muito sucesso em 2022, acrescentou. “No negócio agrícola em particular, vemos um ambiente de mercado muito mais positivo do que em anos anteriores. Acreditamos que o alinhamento estratégico da nossa empresa provou ser o correto. Isso também é verdade quando se trata de nossa relevância social. As pessoas poderão contar com a Bayer para apoiar o fornecimento global de alimentos. Somos guiados por nossa visão 'Saúde para todos, fome para ninguém'. E ainda conseguimos gerenciar com sucesso nossos negócios também nessas condições difíceis”, relatou o CEO da Bayer em referência à guerra na Ucrânia.

A Bayer havia anunciado originalmente que 2021 seria um ano de transição, mas a empresa superou a previsão do Grupo mesmo depois de aumentá-la duas vezes. As vendas avançaram para 44,1 bilhões de euros. O EBITDA antes de itens especiais caiu 2,5%, para 11,2 bilhões de euros. A Bayer conseguiu compensar em grande parte um aumento no custo das mercadorias vendidas – parcialmente relacionado à inflação – bem como os ventos contrários cambiais significativos.

O lucro básico por ação das operações contínuas do grupo aumentou 1,9% para 6,51 euros. Como a Bayer mantém sua política de dividendos de distribuir entre 30 e 40 por cento do lucro básico por ação, o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal propuseram à Assembleia Geral Ordinária que seja pago um dividendo de 2 euros por ação para o ano fiscal de 2021.

Baumann juntou-se ao presidente do Conselho de Supervisão, Norbert Winkeljohann, para agradecer aos funcionários da empresa em todo o mundo. “São eles que conquistaram e possibilitaram tudo isso. Eles fizeram isso com a tremenda paixão e motivação que fazem do nosso time Bayer o que é.”

No entanto, Baumann não ficou satisfeito com o desempenho do preço das ações da Bayer em 2021. “No entanto, a situação melhorou nos últimos meses. Desde o início do ano, o preço de nossas ações aumentou mais de 30%! Esse é de longe o melhor desempenho entre as empresas DAX e EuroStoxx 50 durante este período!”

Otimismo

“A longo prazo, precisamos de mais inovação na agricultura para satisfazer a demanda significativa de produtividade e sustentabilidade”, disse Baumann, olhando para o futuro.

Sobre as perspectivas da empresa, ele enfatizou: “Estamos otimistas em relação ao futuro. E estamos investindo no futuro.”

Baumann destacou a notável história de sucesso da Leaps by Bayer nesse sentido. Ele explicou que desde sua fundação em 2015, a unidade investiu mais de 1,3 bilhão de euros em cerca de 50 empresas de biotecnologia para se concentrar em tecnologias com potencial para fazer progressos verdadeiramente fundamentais na vida das pessoas.

Nos próximos três anos, Leaps by Bayer investirá a mesma quantidade de pesquisa visionária em questões verdadeiramente vitais em saúde e agricultura, como tem feito nos últimos sete anos. “Estamos fazendo isso para que possamos continuar crescendo e superando no futuro”, disse o presidente do Conselho de Administração. “É claro que isso também está associado a incertezas e exige perseverança. É o nosso alinhamento em três negócios específicos que torna possível essa perseverança.”

Link

A conferência pode ser assistida na íntegra aqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024