Exportações de soja em grão e farelo crescem em 2023
Soja em grão cresce de 92,3 milhões de toneladas aferidas na projeção anterior para 93,7 milhões no atual balanço
No dia 14 de abril, quando se comemora o dia mundial do café, a Stoller do Brasil, uma empresa Corteva Agriscience, presta homenagem à segunda bebida mais consumida no mundo. Recentemente a empresa eternizou a história do café do Cerrado Mineiro e de produtores premiados numa websérie dividida em seis episódios. A jornalista e apresentadora Paula Varejão foi a anfitriã dessa jornada.
“Desenvolvi um olhar, um entendimento da dinâmica da região e porque ela deu tão certo. E muito se deve às pessoas, ao profissionalismo dos produtores e a organização e união entre todos”, analisa Paula.
Para os amantes do café, vale a dica de assistir a websérie que está gratuitamente no canal do youtube da Stoller. É só acessar youtube.com/StollerBrasil ou se preferir acessar diretamente a playlist em tinyurl.com/sb5jp6fc
Logo no primeiro episódio, Paula Varejão convida a todos para conhecer a história da região do Cerrado Mineiro, a inspiração e a dedicação que transformaram cafeicultores em especialistas premiados. É possível aprofundar na história de um dos pioneiros da região, José Carlos Grossi e conhecer também a família Montanari. O segundo episódio mostra a trajetória e a inovação do produtor Danilo Barbosa, produtor de cafés especiais e proprietário do D. Barbosa Coffee, atual campeão do Cup of Excellence, o maior concurso de qualidade de cafés do Brasil, além de acumular também o prêmio de campeão do Concurso Cerrado Mineiro. No terceiro episódio é possível mergulhar na história do Café Santiago e conhecer a visão de negócios de Elmiro Alves, cafeicultor de sucesso na região do Alto Paranaíba.
Já o quarto o episódio mostra a cafeicultura da Fazenda 5 Estrelas. Com espírito associativista, Bartholo, seu fundador, é uma das grandes lideranças da região, tendo sido, em diversas oportunidades, presidente da Expocaccer, cargo que exerce atualmente. A Fazenda Cinco Estrelas, além de atingir a excelência em seus cafés especiais, possui o selo Utz Certified, além de ser pioneira no programa de Venda de Crédito de Carbono, aprovado pela ONU. Na sequência, o quinto episódio retrata a pioneira família Naimeg e fechando a websérie, é a vez de conferir a trajetória da Guima Café, referência em cafeicultura regenerativa, que evita que recursos naturais como solo e água se esgotem, criando um ambiente sustentável para o cultivo de alimentos. Como isso é feito e os benefícios para a lavoura são destaques do programa.
Para Sérgio Mariuzzo, gerente de comunicação da Stoller, a empresa não poderia deixar de prestar essa homenagem ao café brasileiro, referência de qualidade no mundo. “Buscamos sempre a proximidade com os clientes e entender seus desafios para propor soluções que aumentem os patamares de produtividade em sintonia com a qualidade. No Cerrado Mineiro vemos isso sendo uma referência para as demais regiões cafeeiras do país”, analisa.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Soja em grão cresce de 92,3 milhões de toneladas aferidas na projeção anterior para 93,7 milhões no atual balanço
A Seapi, juntamente com a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Soja, encaminhará novo ofício para o Ministério solicitando a antecipação do período de vazio sanitário e de semeadura em 10 dias