Vittia lança inoculante potencializador da fertilidade do solo com tecnologia 100% brasileira

Aliando sustentabilidade à produtividade, Meli-X Turbo segue megatendência do agro para os próximos 20 anos

13.05.2022 | 13:59 (UTC -3)
Viviane Pironelli

Com alto investimento em pesquisa e inovação, a Vittia, empresa de inoculantes, está lançando um produto capaz de aumentar a produtividade das lavouras brasileiras por meio do melhor aproveitamento de nutrientes do solo. É o Meli-X Turbo, um extrator biológico de nutrientes com tecnologia 100% nacional e que age diretamente no crescimento de raízes, favorecendo a absorção de água e nutrientes pela planta.

O produto não oferece riscos ao meio ambiente, pois pertence à categoria de bioinsumos agrícolas, que tem como premissa a sustentabilidade. Essa categoria faz parte das oito megatendências apontadas pela Embrapa para o futuro do agronegócio brasileiro nos próximos 20 anos, necessitando de maiores investimentos nesse setor.

Segundo o levantamento feito pelo BIP (Business Inteligence Panel), da consultoria Spark Inteligência Estratégica, somente na safra de 2020/2021 os bioinsumos movimentaram cerca de R$ 1,7 bilhão, o que corresponde a um aumento de 37% em relação à anterior.

O extrator biológico de nutrientes da Vittia atua simultaneamente na solubilização de nutrientes e na promoção de crescimento de plantas, contribuindo principalmente com o aumento do volume de raízes. Esses efeitos potencializam o aproveitamento dos recursos nutricionais presentes na fração orgânica e mineral do solo, bem como aqueles fornecidos via fertilizantes.

O Meli-X Turbo possui micro-organismos que se destacam pela capacidade de disponibilizar nutrientes para as plantas, especialmente o fósforo, o qual possui baixa disponibilidade em solos brasileiros. Nesse, sentido o uso do Meli-X Turbo representa uma estratégia importante para melhorar o aproveitamento de nutrientes pelas plantas e pode garantir um maior rendimento das culturas.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024