Villefort liquida plantel Simental, sem reserva

04.12.2009 | 21:59 (UTC -3)

Depois de superar o desafio de promover a maior oferta de reprodutores da raça Guzerá do País, o pecuarista Virgilio Villefort encerra a temporada de vendas em 2009 com a realização do Leilão de Liquidação do Plantel de Simental Villefort.

O remate está agendado para o dia 17 de dezembro, a partir de 21 horas, pelo Canal Rural. “Vai ser uma venda sem reserva do plantel”, avisa o promotor.

Os 27 lotes duplos e individuais catalogados possuem excelentes índices de fertilidade e produtividade. “Verifiquei o catálogo e observei o pedigree dos animais à venda no remate. Tenho certeza de que todos os investidores ficarão impressionados com a qualidade genética dos lotes”, afirma João Francisco Lopes, administrador da tradicional Fazenda Ingá, que forneceu os primeiros animais para o criatório Villefort em 1998.

A Associação Brasileira de Criadores das Raças Simental e Simbrasil (ABCRSS) apóia o evento e também confirma a qualidade genética dos animais. “O leilão é uma grande oportunidade para criadores e investidores adquirirem genética com características de grande fertilidade, rusticidade e produção de carne e leite”, afirma Alan Fraga, presidente da entidade. O engenheiro agrônomo Filelfo Magliocca, mais conhecido como Grego, esteve recentemente na fazenda e confirma as palavras do dirigente. “O rebanho, como um todo, apresenta muita rusticidade, saúde e fertilidade, pois a maioria das matrizes estavam com prenhez confirmada”, assinala.

Adaptabilidade

Uma das principais características do plantel de Simental Villefort destacado pelos técnicos é a adaptabilidade ao clima tropical. Os animais são rústicos e apresentam índices superiores para habilidade materna, precocidade sexual, fertilidade, longevidade, acabamento de carcaça e dupla aptidão para produção de carne e leite de qualidade diferenciada. Os reprodutores do programa de seleção são rústicos e selecionados em regime de pasto, sem tratamento especial de manejo. “Os animais 1/2 sangue Simental X Zebu podem alcançar mais de 18 arrobas aos 24 meses de idade e com fantástico rendimento de carcaça”, explica Villefort.

Não tem carne sem leite

O plantel Villefort destaca um número considerável de receptoras 1/2 sangue Simental x Nerole para uso próprio, que hoje superam a marca de 3.000 animais. Elas estão entre as mais produtivas, por sua capacidade de conciliar habilidade materna e boa produção de leite, proporcionando mais saúde e melhor desenvolvimento aos animais nascidos. “Não se produz carne sem leite. A característica maternal com boa produção de leite é fundamental à saúde dos bezerros. No cruzamento industrial, a heterose do Simental faz a diferença no ganho de peso, precocidade e acabamento de carcaça”, explica Villefort, reforçando que consegue esses resultados em suas fazendas em Espinosa, Norte de Minas Gerais, na divisa com a Bahia, onde a temperatura chega a 40ºC no verão.

Solicitação do catálogo e mais informações: Paulo Roberto Alves – Marketing (31) 9990-1390

Cadastro para lances: Programa Leilões – (43) 3373-7077 (o catálogo está disponível no site

)

Fonte: Pec Press - Imprensa Agropecuária - (11) 3524-8591

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025