Importância do manejo das pastagens para alavancar a produção de arrobas por hectare é abordado em congresso
A vice-presidente executiva do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Julie T. Katzman, visitou na manhã de terça-feira (11/10) a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE) – unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Julie Katzman conheceu algumas tecnologias e laboratórios relacionados ao Programa de Incubação de Agronegócios da Embrapa (Proeta) – Programa criado com o apoio do BID, por meio do Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin). A Embrapa Agroindústria Tropical é coordenadora do Proeta no Nordeste. O programa visa à promoção do agronegócio, mediante a transferência de tecnologias por meio da incubação de empresas.
Além de ver de perto os resultados do Proeta, a vice-presidente conheceu outras experiências da Embrapa Agroindústria Tropical, como o laboratório de Química de Produtos Naturais e o de Processos Agroindustriais. Ela assistiu, ainda, à palestra institucional proferida pelo chefe-geral da Uniadde, Vitor Hugo de Oliveira, sobre a atuação do centro de pesquisa e conheceu as experiências de articulação internacional com países latino-americanos e africanos.
Julie chegou na companhia de Fernando Carrilla-Flores, representante do BID no Brasil, e do assessor Jaime Garcia Alba. Conforme Fernando, o BID tem intenção de renovar a parceria com a Embrapa para replicar experiências de sucesso, como é o caso do Proeta, com outros países latino-americanos.
O banco é a principal fonte de financiamento multilateral e de conhecimentos para o desenvolvimento econômico, social e institucional sustentável na América Latina e no Caribe. O Grupo do BID é constituído pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, pela Corporação Interamericana de Investimentos (CII) e pelo Fumin. A CII concentra-se no financiamento de médias e pequenas empresas, enquanto o Fumin promove o crescimento do setor privado com investimentos e operações de cooperação técnica não reembolsáveis, com ênfase na microempresa. O BID tem como acionistas 48 países membros, entre eles 26 membros mutuários da América Latina e Caribe que têm participação majoritária no banco.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura