VI Encontro Técnico do Algodão da Fundação MT dissemina informações sobre a cultura

29.08.2014 | 20:59 (UTC -3)

Teve início nesta quinta-feira (28), em Chapada dos Guimarães (MT), o VI Encontro Técnico do Algodão, organizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT. Pesquisadores, agrônomos, produtores e consultores participam do evento que tem como tema “Questione. Para uma cotonicultura mais eficaz!”. Especialistas de importantes instituições nacionais e internacionais apresentam até esta sexta-feira (29) uma série de palestras com temas pontuais e de âmbito global sobre os principais fatores da cultura no Brasil. O objetivo é auxiliar os envolvidos com o setor a planejar de forma eficiente a safra de algodão.

Na abertura do evento, o diretor presidente da Fundação MT, Francisco Soares, pontuou que um dos lemas da instituição é questionar e que somente com posicionamento técnico e racionalidade é que será possível enfrentar novos desafios. “Esperamos que não, mas temos algumas indicações de que teremos um ano não muito fácil na cotonicultura, então precisamos nos preparar para passar bem por essa fase”, colocou. Na sequência, o primeiro palestrante, Dr. Fred Bourland, apresentou o tema “Desafios do presente e do futuro para a cotonicultura americana: ponto de vista de um melhorista”. Com 44 anos de experiência em melhoramento genético de algodão, o especialista desenvolve pesquisas sobre a cultura na Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos.

Ainda na programação do primeiro dia, os participantes receberam informações sobre o controle de soqueira de algodão RR Flex, com Ramiro Ovejero, doutor pela Esalq/USP em Manejo da Resistência de Plantas Daninhas e Herbicidas. Na sequência, o gestor do Programa de Proteção de Plantas da Fundação MT, Fabiano Siqueri, falou sobre o controle de doenças e manejo de herbicidas em sistema RR, com especificações da ramulária. Para enriquecer ainda mais o tema, um debate em torno das duas palestras encerrou a difusão de conhecimento sobre estes estudos. A programação foi finalizada com o talk show sobre o mercado de algodão com o especialista José Carlos Hausknecht e convidados com amplo conhecimento da cultura.

Hoje, sexta-feira, estão sendo apresentadas palestras sobre monitoramento da ocorrência de fitonematoides e danos associados na cultura do algodoeiro em Mato Grosso nas safras 2011/12 e 2012/13; cultivares de algodão da TMG, suas características, produtividades e tecnologias; manutenção da tecnologia Bt; e a situação atual do bicudo do algodoeiro, tema de extrema relevância que vai gerar também um debate antes do encerramento do evento no final desta manhã.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025