Veterinários habilitados e cadastrados no PNCEBT no Estado reúnem-se para discutir ações na Agrotins

12.05.2011 | 20:59 (UTC -3)

Dando continuidade à programação que a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária vem oferecendo na 11ª edição da Agrotins, foi realizada na tarde da última quarta-feira, 11, uma reunião técnica com médicos veterinários do setor privado habilitados e cadastrados no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal – PNCEBT.

 

Na ocasião, foram abordadas informações sobre a atual situação do Programa no Estado, por meio de um balanço das ações realizadas em 2010, evolução dos índices de vacinação contra brucelose, e notificações de focos de brucelose e tuberculose bovina no Tocantins. Na reunião, mediada pela médica veterinária da Adapec, Regina Gonçalves Barbosa, responsável técnica pelo PECEBT no Estado, foram apresentadas estratégias de ações para 2011, legislações vigentes, além dos procedimentos que o profissional deve seguir.

 

O cadastro e as medidas legais dos procedimentos fazem-se necessários, pois somente profissionais habilitados ou cadastrados pela Agência de Defesa ou Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Superintendência Federal da Agricultura, estarão autorizados a efetuar o combate às duas doenças, já que as vacinas "B 19" e “RB 51”, utilizadas para a prevenção da brucelose, são nocivas ao homem.

 

Participaram também da reunião representantes do MAPA, por meio de fiscais federais e médicos veterinários da Adapec.

 

Programa

O Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCETB), instituído em 2001, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem por objetivo diminuir o impacto negativo dessas zoonoses na saúde humana e animal, além de promover a competitividade da pecuária nacional. O Programa instituiu a vacinação obrigatória contra a brucelose bovina em todo o território nacional, além de definir estratégias de certificação de propriedades livres ou monitoradas.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

(63) 3218-2186

Ascom.adapec@gmail.com

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025