Veterinários do Sul lançam programa inédito para controle de zoonoses

31.08.2009 | 20:59 (UTC -3)

Os Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs) dos três Estados do Sul lançam nesta terça-feira (01/09), às 15 horas, um programa inédito para ampliar o controle das dez principais zoonoses que ocorrem nos três estados.

As doenças transmitidas dos animais aos homens são problemas de saúde pública e algumas delas também geram impactos econômicos à pecuária. O lançamento vai reunir representantes dos três estados na Casa do Veterinário (quadra 45, ao lado do lavatório dos animais).

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, 60% dos patógenos humanos são zoonóticos, 75% das enfermidades emergentes humanas são de origem animal e 80% dos patógenos que poderiam ser usados em bioterrorismo também são de origem animal. Por isso, os CRMVs organizaram o Programa sobre Zoonoses - Região Sul para reunir informações atualizadas sobre as doenças, visando a informar os médicos veterinários e a população a respeito das formas de prevenção e transmissão, assim como o tratamento.

Numa primeira etapa, será apresentado o Manual sobre Zoonoses, publicação com 170 páginas que aborda brucelose, febre amarela, febre maculosa, gripe aviária, larva migrans, leishmaniose (cutânea e visceral), leptospirose, raiva, toxoplasmose e tuberculose. Em breve, será lançado um site -

-, no qual as mesmas informações estarão disponíveis a um público mais amplo. Há ainda, a proposta de constante atualização, inclusive com a inclusão de outras zoonoses.

“Com o evidente processo de globalização e sabendo que as zoonoses não têm fronteiras, a integração entre estados é necessária para que ocorra um processo eficaz de informação sobre o tema, visando a uma sólida conscientização dos profissionais envolvidos e, consequentemente, da sociedade”, ressalta o presidente do CRMV-RS, Air Fagundes dos Santos. O médico veterinário ressalta que, ao unir esforços, os CRMVs da Região Sul pretendem informar os profissionais e conscientizar a população sobre os riscos que essas zoonoses podem trazer à saúde pública, ambiental e animal.

Leandro Brixius

Assessoria de Imprensa do CRMV-RS

51 2104 0551 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025