Varda avança no Brasil com parcerias para promover a integração de dados

Rastreabilidade do território agrícola nacional atrai empresas para escalar oferta de serviços no campo

27.11.2023 | 12:31 (UTC -3)
Silvio Moura, edição Cultivar

A startup de tecnologia agrícola Varda, criada pela Yara International, dá mais um passo na ampliação do negócio. A empresa anuncia a chegada de duas novas parcerias: a InCeres, plataforma de soluções integradas, e a IMBR Agro, startup de processamento de base de dados climáticos para avaliação de risco agrometeorológico.

“Estas parcerias reforçam a importância da colaboração entre os players do setor e nos ajudam a ganhar escala de rastreabilidade. Atualmente, temos mais de 90% da área agrícola nacional mapeada e devemos completar 100% ainda este ano”, diz Deise DallaNora (na foto), "líder" da Varda para o Brasil e América Latina. “Queremos disponibilizar aos nossos parceiros e à toda cadeia a infraestrutura necessária para a interoperabilidade dos dados e, assim, promover um agronegócio mais sustentável”.

Por meio da ferramenta Global FieldID da Varda, a InCeres terá ainda mais assertividade na sua agricultura de precisão. A startup fornece, por meio de um sistema integrado, desde a recomendação de preparo do solo e a aplicação de fertilizantes, até a semeadura da cultura, auxiliando os agricultores na gestão das atividades em campo.

“A proposta de valor da Varda é interessante porque os talhões de um agricultor possuem uma vida, uma história que está em constante evolução. Ter uma maneira de conectar dados e acompanhar a evolução dos talhões é importante para a agricultura”, destaca Leonardo Menegatti, CEO da InCeres.

“Essa centralização facilita a troca de informações entre sistemas que não foram necessariamente feitos para conversar. Outro ponto é ter previamente os contornos dos talhões, reduzindo o trabalho de campo para a coleta desses dados e facilitando o planejamento das atividades”

Já em relação à IMBR Agro, a integração de soluções dará mais clareza às informações geolocalizadas com as características climáticas e a produtividade dos talhões. Neste contexto, ao utilizar a ferramenta da Varda, a startup otimiza o processamento de dados por meio do rastreamento nacional das áreas de cultivo.

“Através da parceria com a Varda, a IMBR Agro aumenta sua eficiência ao alcançar informações geolocalizadas de seus clientes. Com isso, o conhecimento agroclimático que geramos vai agregar mais valor ao usuário, o que potencializa a tomada de decisão. Os negócios ficam mais assertivos, aumentando sua sustentabilidade”, explica Lucas Magro Koren, co-fundador da IMBR Agro.

Como funciona o Global FieldID

O Global FieldID é uma ferramenta que facilita a troca de informações entre diferentes sistemas e melhora o rastreamento da produção de alimentos, promovendo uma agricultura mais eficiente e sustentável.

O objetivo do Global FieldID é mapear todas as áreas agrícolas do mundo e estabelecer um padrão único de identificação para cada parcela de terra, permitindo uma melhor gestão e colaboração na agricultura.

Na prática, Varda atribui IDs exclusivos a cada gleba produtiva, criando um “código QR para cada talhão” e entrega aos usuários por meio de API e interface web. O ID único para talhão aumenta a colaboração em toda a cadeia de suprimentos, facilitando a troca de dados entre as partes interessadas e o cumprimento dos agricultores pela crescente demanda por transparência em suas práticas sustentáveis.

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