Soja atinge 25% da área projetada para safra de verão no RS
Nas lavouras ao Norte, onde incidiram intensas chuvas, houve considerável escorrimento superficial do solo, provocando erosão
Ao agir como impulsionadores metabólicos, os biofertilizantes, também conhecidos como bioestimulantes no exterior e em parte da literatura científica, promovem o crescimento radicular, melhoram a eficiência na absorção de nutrientes e fortalecem a resistência das plantas a condições adversas, como variações climáticas e deficiências hídricas. Além disso, sua aplicação contribui para a otimização dos processos fisiológicos das plantas, resultando em colheitas mais robustas e saudáveis. A legislação brasileira contempla no grupo de biofertilizantes os aminoácidos, substâncias húmicas, extratos de algas e extratos vegetais.
O incremento de 6,61% na produtividade, um dos principais resultados buscados pelos agricultores, foi comprovado após dezenas de testes em situação real de produção feitos pela Agrocete. O intuito foi analisar o desempenho dos novos produtos Breed PRO e Field PRO, com estudos de campo feitos em 24 áreas polo em soja, em 7 diferentes estados do Brasil. Os produtos integram a Família PRO, que, por meio de três produtos, visa fornecer auxílio na eficiência nutricional, no manejo do estresse e no equilíbrio fisiológico das plantas por meio de duas fases da construção da produtividade, propostas pela companhia: plantio e vigor e enraizamento; e arranque e força do crescimento.
“O Breed PRO tem o papel de auxiliar no processo de fixação biológica do nitrogênio, redução do abortamento floral, transporte de açúcares e formação de raízes. Já o Field PRO foi criado para dar sequência no manejo, também com suporte na fixação de N, além de maior mobilização de nutrientes e antagonismo ao etileno. Ambos os têm uma ação antiestresse bastante evidente, desintoxicando as células de compostos tóxicos. Assim, temos uma ação fisiológica e nutricional com o máximo de eficiência durante todo o ciclo”, explica Andrea de Figueiredo Giroldo (na foto), diretora de marketing e desenvolvimento técnico da Agrocete.
Além dos resultados citados acima, os produtos, ao serem utilizados em conjunto, trouxeram outros números positivos nas culturas da soja e cana durante a safra 2022/23, em análise em 32 áreas polo, distribuídas por 9 estados. Na cana, em 11 avaliações feitas em áreas comerciais do estado de São Paulo, houve incremento na altura das plantas (+9,6%) e no número de perfilhos (+31,2%). Na soja, em áreas de Minas Gerais e Goiás, houve incremento no stand (+6,7%), altura de plantas (+6,5%) e número de vagens por planta (+22%). Outros estudos, realizados desde a safra 21/22, mostram resultados positivos na produtividade da soja em 86,95% das áreas testadas com Breed PRO e Field PRO.
“Os estudos foram feitos contemplando as culturas de cana, milho, algodão, café, feijão, arroz, cebola, manga, uva, tomate e soja, e mais dezenas de áreas lado a lado em nossos clientes. Após termos resultados consistentes, lançamos os produtos, que podem ser aplicados em qualquer cultura - sendo necessário ajustes no posicionamento para que atenda as necessidades nutricionais e fisiológicas por fase do desenvolvimento das plantas de acordo com a fenologia”, continua Giroldo.
A linha PRO conta ainda com um terceiro produto, ST PRO, responsável por proporcionar melhor estabelecimento do estande e velocidade de germinação devido a ação do hormônio vegetal giberelina, além de dar suporte nutricional para maior eficiência da fixação biológica do nitrogênio, uma vez que possui em sua formulação nutrientes indispensáveis para a viabilidade do processo. Em resumo, o ST PRO deve ser aplicado no tratamento de sementes ou no sulco de plantio; já o Field e Breed PRO têm aplicação foliar no estágio vegetativo e reprodutivo. Todos os produtos já estão disponíveis para venda.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Nas lavouras ao Norte, onde incidiram intensas chuvas, houve considerável escorrimento superficial do solo, provocando erosão
Numa viagem de conhecimento, comitiva brasileira visita a sede coreana da LS Tractor para conhecer a história, o presente e os projetos futuros da empresa, que comemora em 2023 dez anos de presença no Brasil