Produtores discutem medidas preventivas na região de fronteira
Lançado na manhã da quinta (22), o "Vamos Empreender no Agronegócio?". O evento está aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba -IFPB, em Campina Grande-PB.
A iniciativa diz respeito à apresentação da agenda de ações do Programa de Incubação de Agronegócios da Embrapa - Proeta, criado pela Embrapa, com o apoio do BID/FUMIN, como forma de diminuir o lapso temporal da geração e a adoção de novas tecnologias e desenvolvimento de produtos e serviços que beneficiem as cadeias produtivas agropecuárias.
O lançamento da referida agenda visa difundir e apoiar a geração de novos empreendimentos com foco no agronegócio. Em função disso, as ações serão desenvolvidas em dez (10) cidades: dia 22/09/2011, Local: Campina Grande - Campus do IFPB; dia 29/09/2011, Local: Patos - Campus da UFCG; dia 06/10/2011, Local: Sumé - Campus da UFCG; dia 13/10/2011, Local: Pombal - Campus da UFCG; dia 20/10/2011 Local: Catolé do Rocha - Campus da UEPB; dia 27/10/2011, Local: Cuité - Campus da UFCG; dia 10/11/2011, Local: Areia - Campus da UFPB, dia 17/11/2011, Local: Bananeiras - Campus da UFPB; dia 24/11 Local: Sousa - Campus do IFPB e dia 01/12/2011 Local: Picuí - Campus do IFPB.
Os principais objetivos do Proeta são: transferir tecnologias, produtos e serviços gerados pela Embrapa para a iniciativa privada; contribuir para a geração de empresas de base tecnológica agropecuária; contribuir para a geração de emprego e renda; apoiar a disseminação de uma cultura de inovação e empreendedorismo; contribuir para o desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio; e contribuir para o desenvolvimento regional.
Em Campina Grande, a programação teve início por volta das 8h30 e constou da apresentação das Tecnologias Embrapa, Emepa, IFPB e Universidades, seguida da Divulgação dos Órgãos de Fomento (BNB, BB, INSA, SEBRAE, FAPESQPB e Empreender Paraíba). Para tanto, o analista da Embrapa Génesio Vasconcelos, Wandick Hauss da Emepa e o diretor adjunto da Fundação PaqTcPB e coordenador do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido - PEASA/UFCG - Vicente Albuquerque apresentaram suas considerações sobre o tema focado na atuação de suas instituições. Na pauta do evento ainda constou as falas do representante do Sebrae Paraíba, Roberto Braga, do Banco do Nordeste através de Alexandre Ramari e o representante do Empreender Paraíba, Gilmar Battistuzzi. Na ocasião, estiveram presentes as diretoras geral e técnica da Fundação PaqTcPB, respectivamente, Francilene Garcia e Maristela Alves, bem como a gerente da Incubadora Tecnológica de Campina Grande Elisonete Amorim.
No período da tarde, ocorreram Oficinas de Empreendedorismo e Plano de Negócios. As referidas foram ministradas pelas técnicas da Fundação PaqTcPB Fabiana Medeiros, Danielly França, bem como do diretor adjunto Vicente Albuquerque.
Para este primeiro encontro, foram oferecidas 60 vagas por curso, tendo como público alvo: graduandos (de último ano prioritariamente), pós-graduandos, técnicos de nível superior, tecnolandos, técnicos agrícolas, produtores rurais e empreendedores interessados em empreender em tecnologias do agronegócio, em dez cidades diferentes, totalizando 600 futuros potenciais empreendedores.
Segundo o coordenador do Proeta na Paraíba, o analista da Embrapa Ramiro Pinto, "este é um momento muito oportuno para que a realização deste evento que batizei como o Mutirão do Empreendedorismo, pois estamos reunidos mais de quinze instituições que darão suporte a este Programa! É pioneiro no Brasil e espero que saíamos com bons frutos, onde os 600 participantes, em 10 cidades diferentes, possam conhecer as tecnologias geradas por nossas Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como apoiados pelas agências de fomento!"
"Existem diversos exemplos positivos no Proeta a nível nacional, mas nenhum na Paraíba, nós queremos mudar esta realidade, queremos que os 600 participantes possam vislumbrar um futuro melhor, como o caso de sucesso da Bioclone que surgiu em 2008 e já conseguiu neste tempo fomentar quase um milhão de reais em projetos de subvenção econômica, sendo premiada em vários lugares. É com este pensamento positivo que nós da Embrapa e demais parceiros que a nossa região consiga utilizar nossas tecnologias para atender o mercado local, regional e até internacional", concluiu Ramiro Pinto.
O "Vamos empreender no agronegócio?" é uma realização conjunta da Embrapa Algodão com a Fundação PaqTcPB, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido - Peasa/UFCG, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Nacional de Semiárido (INSA), Emepa, Emater PB, SEBRAE-PB, Fundação de Apoio à Pesquisa - Fapesq/PB, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e os Governos Federal e Estadual também estão engajados na promoção deste evento.
Para mais informações acesse o site do evento no
, pelo e-mail
ou pelo telefone (83) 2101 9044.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura