Central Bela Vista anuncia o início da produção de sêmen sexado para outubro

22.09.2011 | 20:59 (UTC -3)
Godi Júnior

A Central Bela Vista, de Pardinho (SP), anuncia para outubro, após grande investimento, o início da produção de sêmen sexado, a partir de parceria firmada com a Sexing Technologies, dos Estados Unidos, possibilitando a oferta de um produto diferenciado.

"A Central Bela Vista incrementa sua prestação de serviços oferecendo a produção de sêmen sexado de macho e fêmea para seus clientes", destaca o gerente de Operações da empresa, Antonio Esteves. O sêmen sexado possibilita ao produtor escolher se quer o nascimento de machos ou fêmeas. A expectativa mínima de nascimento do sexo escolhido é de 85%.

As duas máquinas de sexagem de sêmen importadas já chegaram ao Brasil e, em breve, serão instaladas na empresa. Dessa forma, em meados de outubro, será iniciada a produção de sêmen sexado. "Quando os equipamentos estiverem instalados na Central poderemos começar a produzir após um período de sete a dez dias, necessário para o ajuste adequado das máquinas e o congelamento do sêmen. Com duas máquinas, será possível produzir o sêmen sexado, produto de grande expectativa no mercado nacional. A disponibilidade para os clientes deverá ocorrer 15 dias após a instalação", destaca Esteves.

A Central Bela Vista planeja trabalhar de acordo com a demanda dos clientes, podendo produzir sêmen sexado para as outras centrais e também aos criadores que já são atendidos pela empresa, de acordo com a necessidade de cada um.

"Os touros escolhidos serão avaliados para garantir que possuem condições de produzir sêmen sexado", explica o gerente. "Esse novo produto agregará muito valor as inseminações, possibilitando o criador escolher o sexo da cria. Com o advento da inseminação artificial por tempo fixo (IATF) e novas pesquisas, há um campo bastante amplo para ser explorado", completa.

Desde março sob o comando do grupo holando-belga CRV, a Central Bela Vista mantém o foco na coleta de sêmen para seus clientes com os mesmos padrões de elevada qualidade. A empresa conta com condições climatológicas e isolamento sanitário favoráveis para produção de sêmen de qualidade o ano todo.

Além do sêmen sexado e dos serviços oferecidos aos criadores brasileiros, como coleta e industrialização de sêmen convencional, a Central Bela Vista conta com o Laboratório de Qualidade e Certificação da Carne Bovina (LQCC), primeiro laboratório de análises e certificação de carne bovina no Estado de São Paulo, que avalia as principais características de qualidade da carne bovina e fica na sede da empresa, viabilizado em conjunto com a Unesp de Botucatu (SP).

Mais informações sobre a Central Bela Vista podem ser obtidas no site

.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

LS Tractor Fevereiro