Valinhos realiza Festa do Figo e Expogoiaba de 15 a 30 de janeiro de 2011

29.11.2010 | 21:59 (UTC -3)

A 62ª Festa do Figo e 17ª Expogoiaba, maiores eventos turísticos da cidade de Valinhos (a 90 km de São Paulo), serão realizadas entre os dias 15 e 30 de janeiro de 2011, no Parque Municipal de Feiras e Exposições “Monsenhor Bruno Nardini”, com entrada gratuita. De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, vice-prefeito eng. Moysés Antônio Moysés, muitas atrações estão sendo preparadas para esta edição que, além das lindas e saborosas frutas, contará com um espaço inédito: o “Tião do Carro”, em homenagem ao cantor, compositor e violeiro, que morou em Valinhos.

 

Os visitantes que passarem pela festa terão atrações que contemplam todos os gostos e idades. Dentre as mais apreciadas estão o leilão, a exposição e a venda de frutas. Ainda dentro das atrações ligadas à fruticultura, está o agroturismo, um passeio em propriedades rurais produtoras das principais frutas do município - figo e goiaba, onde os visitantes podem comprar produtos derivados de frutas feitos pelos próprios agricultores, além de conhecer a produção de vinho artesanal da cidade.

 

Segundo o presidente da Comissão Organizadora, a exposição e venda de frutas será mantida no mesmo local do ano passado: a arena conhecida como redondel. O espaço de quase 2 mil metros quadrados é totalmente climatizado para dar conforto aos visitantes e trabalhadores. Para deixar o espaço mais atraente e de fácil acesso foram colocadas duas entradas: uma por dentro do Parque e outra, nova, pelo lado de fora da festa, junto à Avenida Joaquim Alves Corrêa, poucos metros abaixo da entrada principal. Por esta entrada os ônibus desembarcam os turistas de outras cidades, que têm a opção de acessar em primeiro lugar a tenda de frutas.

 

“A Comissão Organizadora está trabalhando para atrair um grande número de visitantes e assim superar os ótimos resultados das últimas edições. E tenho certeza que será uma grande festa para toda a família”, destacou eng. Moysés. Para o presidente da Comissão Organizadora, os números refletem várias medidas tomadas desde 2005, com o direcionamento da festividade para a diversão familiar e a abertura dos portões. “O dinheiro que a família gastaria para pagar a entrada na festa ela pode gastar desfrutando das atrações. Hoje para se entrar numa festa, a pessoa desembolsa em média em torno de R$ 20. Uma família com quatro pessoas gastaria R$ 80 só para adentrar no recinto. Com este dinheiro essa família pode comprar frutas e outros produtos, usar o parque de diversões, se alimentar e ainda sobra dinheiro”, analisou eng. Moysés.

 

Atrações

 

Além das atividades relacionadas às frutas, a Festa do Figo oferece uma série de atrações para todas as idades, como Baile da Terceira Idade (realizado todos os sábados), Passeio Ciclístico (23), Encontro de Carros Antigos (30), Desfile de Muladeiros e Cavaleiros (16), além de uma praça de alimentação variada, com restaurantes temáticos, como Italiano, Bar Saudosa Maloca (em homenagem ao sambista, compositor e cantor valinhense Adoniran Barbosa).

 

E para diversão dos jovens, a Comissão Organizadora está preparando uma grande grade de shows com bandas regionais. Os visitantes terão seis espaços que oferecerão os mais variados ritmos musicais, para todos os gostos. Ao todo serão mais de 100 apresentações, que agitarão o Parque Municipal nos 14 dias de evento. “Além de levarmos muita diversão para todas as idades, damos a oportunidade para que duplas e grupos que estão despontando possam mostrar seu potencial nos palcos da festa. Essa é também uma proposta da administração do prefeito Marcos José da Silva (PMDB) de valorizar e divulgar o potencial dos artistas locais”, afirmou o presidente da Comissão Organizadora.

 

A solidariedade também tem grande espaço na Festa do Figo. A realeza do evento é escolhida por meio de um concurso que envolve venda de votos e beleza. A verba arrecada com a venda de votos é revertida para a Asserutil (Associação das Entidades de Assistência e Serviços de Utilidade Comunitária de Valinhos), que também comanda o estacionamento do evento e a tradicional barraca de calabresa. O Fundo Social de Solidariedade de Valinhos é responsável pelo guarda volumes da festa, fraldário, venda de souvenires, de café e figo com chantilly e rami.

 

Além disso, ainda há o espaço para compras diversas, como o mini shopping, Clube de Mães e a feira de artesanato, e um moderno parque de diversões.

 

Tião do Carro

A novidade deste ano é a transformação do tradicional bar sertanejo, ao lado do Ginásio Municipal “Vereador Pedro Ezequiel da Silva”, em espaço especial para homenagear o cantor, compositor e violeiro “Tião do Carro”, nome artístico de João Benedito Urbano, que morou em Valinhos e faleceu em fevereiro de 2009, vítima de um infarto.

 

Ele morava com a esposa Edimeres Ferrari no bairro Vera Cruz. Trabalhou, gravou e tocou por muitos anos com Tião Carreiro - é por isso que João Urbano recebeu o apelido de Tião do Carro -, participou do grupo Viola Minha Viola, do programa de Inezita Barroso, na TV Cultura, e teve suas composições gravadas por inúmeros músicos e duplas sertanejas como Irmãs Galvão, que inclusive são madrinhas de casamento de Tião e Edimeres, Chitãozinho e Xororó, Marcelo Costa, Dalva Aguiar, Milionário e José Rico, Lourenço e Lorival, Mazinho Quevedo, Lio e Léu e Jackson Antunes.

 

Marco Aurélio Correia

Prefeitura de Valinhos

(19) 3849-8108

macorreia@valinhos.sp.gov.br

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025